Grupo Planalto de comunicação

Sem volta: brasileiro é fuzilado na Indonésia

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, condenado por tráfico de drogas na Indonésia, e mais sete pessoas foram fuzilados no início da tarde de hoje, pelo horário de Brasília, na prisão de Nusakambangan, em Cilacap, a cerca de 400 quilômetros de Jacarta. Uma mulher, também condenada, não foi executada.

O encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Jacarta, Leonaro Carvalho Monteiro, informou que antes do fuzilamento, Gularte recebeu a visita de um padre, do qual era guia espiritual. De acordo com Monteiro, após o cumprimento da sentença, os corpos começaram a ser preparados e em cerca de duas horas (perto de 16h30min) serão levados para Jacarta.

Além de Gularte, havia sete estrangeiros (da Austrália, Filipinas, Nigéria e de Gana) e um indonésio na lista de executados de hoje. Todos foram fuzilados, exceto a filipina Mary Jane Veloso, única mulher no grupo. A retirada dela da lista de execuções de hoje ocorreu após uma mulher que supostamente a recrutou para levar drogas à Indonésia ter se entregue às autoridades filipinas.

De acordo com Carvalho, quando a presidente Dilma Rousseff convocou para consultas o embaixador Paulo Alberto da Silveira Soares, depois da execução de Marco Acher, a prima de Rodrigo, Angelita Mauxfeldt, já foi informada do cumprimento da pena e esteve com ele por volta das 4h de hoje, também pelo horário de Brasília.

Fonte: APF.

Facebook
Twitter
WhatsApp