Planalto FM – Gaúchos pelo Brasil:
A Rádio Planalto FM, 105.9, oferece aos ouvintes uma nova opção de entretenimento: o quadro Gaúchos pelo Brasil. É um produto que vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago. A primeira edição do programa contempla a história do médico Fábio Argenta.
Fábio Argenta, médico cardiologista, 40 anos, é filho de José e Neiva Argenta. Saiu de Passo Fundo em janeiro de 2003 para visitar familiares em Sorriso, próximo a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, para participar da inauguração de um hospital. Acabou fixando residência no pequeno município, onde a produção de grãos começava a transformar o oeste mato-grossense.
Nos primeiros seis meses morou em hotel, sem a esposa Rosane, pois era professora na Universidade de Passo Fundo, no curso de odontologia. Era difícil ficar longe da família, mas Fábio acreditou que valeria a pena, pois a região é rica e próspera, porém carente em médicos especializados. Ele afirma: “eu estava no lugar certo na hora certa e acreditando nisso”. Estava começando a vida e não tinha nada a perder.
No começo teve dificuldades com a adaptação, já que era uma nova região, clima diferente, calor o ano todo, pessoas desconhecidas, outra cultura, e em um comparativo, Passo Fundo estava em um grande centro populacional. Lucas do Rio Verde começava a ganhar moradores, uma vez que a atividade principal era agrícola.
Fábio diz que a saudade do Rio Grande é evidente sempre, mas o sentimento da conquista e trabalho bem feito superam tudo, pois hoje tem uma clínica médica e odontológica que é referência no Mato Grosso e uma clínica de vacinas com selo de qualidade da Sociedade Brasileira de Imunizações, a qual também é destaque no Estado. Isto tudo o deixa realizado e grato, mas sente a saudade bater no peito quando se lembra do nosso Rio Grande do Sul: “a saudade é grande pois é aquela história, a gente sai do Rio Grande mas o Rio Grande não sai da gente”.
A família foi a base de tudo: pai e mãe, pois deram ensinamento e educação de ser honesto e trabalhador, e sua esposa, que o apoiou e manteve firme no sonho de acreditar no trabalho.
Perguntado pela reportagem da Rádio Planalto FM, no quadro Gaúchos pelo Brasil, se voltaria a morar no Rio Grande do Sul, Fábio diz que por enquanto, somente para passeio como faz todos os anos e a eventos na área que atua. “Quem sabe, mais tarde”, afirma.
Pela experiência que teve, Fábio Argenta deixa uma mensagem para os jovens: “o jovem de hoje precisa ser mais sonhador e determinado… Se você acreditar no teu sonho e tiver disciplina e dedicação, chega aonde você quer, mas não pode ter telhado de vidro, tem que ter uma boa formação”!
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA: o Gaúchos pelo Brasil é apresentado aos sábados e domingos, às 11h, às 16h e 21h. Se você conhece algum gaúcho que reside fora do Rio Grande do Sul e que tenha uma história para contar, envie para Rádio Planalto FM: planaltofm@rdplanalto.com.











