Grupo Planalto de comunicação

"Se dizem que ‘Pai é quem cria’, sou gaúcho, por definição do amor pela terra”

A Rádio Planalto FM (105.9), desde o final de semana passado, oferece aos ouvintes uma nova opção de entretenimento: o quadro Gaúchos pelo Brasil. Nosso programa vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago. A primeira edição foi uma narrativa da história do médico Fábio Argenta.

Neste final de semana vamos conhecer a história de Ariel de Campos Souza Leal, mais um gaúcho de Passo Fundo. Na verdade, ele nasceu no Rio de Janeiro, mas veio para a capital do Planalto Médio pequeno e hoje diz para o mundo que é nascido na terra do Teixeirinha.

Ariel de Campos Souza Leal mora em Capim Grosso, na Bahia, e trabalha a 14 Km distante, na pequena cidade de São José do Jacuípe. Faz 10 anos que está lá. Saiu de Passo Fundo em janeiro de 2005, quando concluiu a Faculdade de Enfermagem na UPF. Na Bahia surgiu a oportunidade de emprego. As condições financeiras, à época, eram muito interessantes e se verificava a falta de profissionais no mercado de trabalho: “aqui na época, era uma carência muito grande, de profissionais, carência social cultural, é muito diferente do sul. No entanto, a proposta financeira era muito boa para alguém recém saído da faculdade”.

Suas as raízes: o pai, João Silva Leal, baiano, e a mãe, Noemi de Campos Souza, gaúcha natural de Cruz Alta. Nasceu no Rio de Janeiro e aos 7 anos veio embora para o Rio Grande do Sul, onde se criou e desenvolveu sua formação. “Os meus melhores amigos estão em Passo Fundo”. Ariel diz: “sou carioca, mas como sempre dizem: pai é quem cria. Me considero gaúcho. Quanto mais pensamos em retornar, nos parece que fica mais distante a ideia, pois acabamos nos enraizando aqui”…

Ariel, atualmente, é secretário municipal da Saúde em São José do Jacuípe. Agradece a Deus por estar exercendo essa profissão, pela qual é apaixonado. Diz ter encontrado um ambiente difícil, em termos estruturais, mas está obtendo resultado positivo na função pública. Porém, sente saudades da roda de chimarrão. Anda sempre com a mateira por onde vai. Sente saudades do verde dos pampas.

Namora a acadêmica de Medicina Aline Balla há 11 anos. Pretende casar em breve.

A saudade do Sul é grande, mas planejou seu futuro tendo a Bahia como estado para formar sua família e criar os filhos.

Ariel de Campos Souza Leal é mais um Gaúcho Pelo Brasil.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA: Gaúchos pelo Brasil é apresentado aos sábados e domingos, às 11h, às 16h e às 21h. Se você conhece algum gaúcho que reside fora do Rio Grande do Sul e que tenha uma história para contar, envie para Rádio Planalto FM: planaltofm@rdplanalto.com.

Facebook
Twitter
WhatsApp