Grupo Planalto de comunicação

Colorados garantem vitória no Grenal do Bairro Záchia

  O campo molhado e as dificuldades inerentes a uma partida de futebol disputada em meio a muito barro apenas deixaram o confronto entre colorados e gremistas ainda mais divertida. Promovido pela Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) 13 de Abril, o GreNal da Paz – Somos Todos Iguais, realizado neste domingo (31), no bairro José Alexandre Záchia, movimentou a comunidade e levou centenas de moradores para a beira do gramado.

No placar, a vitória foi colorada por 2 a 1. Mas, no contexto, ambas as equipes consagraram-se campeãs. De acordo com um dos coordenadores do evento, Altamir Gomes, o Gringo, o GreNal da Paz tornou-se uma atividade tradicional no bairro Záchia, fomentando a prática esportiva, servindo como ferramenta de interação entre os moradores e contribuindo na divulgação dos projetos sociais mantidos pela entidade com as crianças e adolescentes daquela região da cidade. “O importante neste jogo é competir, porque o objetivo não é estimular a concorrência, mas fortalecer a parceria. Trazemos pais e filhos para o campo, mostramos as atividades da escolinha de futebol que a SER 13 de Abril mantém e ainda conseguimos proporcionar uma tarde diferente para os moradores”, argumentou ele.

Gringo relatou ainda que o jogo começa a ser organizado no início de cada ano e que há o envolvimento de praticamente toda a comunidade na preparação do campo e na montagem dos times que vestem-se de colorados e gremistas para conquistar o prêmio – que não tem valor financeiro, mas é disputado como se fosse a final de um Campeonato Gaúcho. “Todos os jogadores são da comunidade, moram ou já residiram aqui e tem esse vínculo conosco”, acrescentou o coordenador do GreNal da Paz, agradecendo a contribuição de diversas pessoas, entidades e órgãos públicos na promoção da atividade. “Com o apoio de cada um, por menor que seja, compramos medalhas de participação, distribuídas tanto para as duas equipes. Apesar do placar, não há derrotados entre nós”.

 

Quem perde, puxa a carroça

A motivação de quem disputa o GreNal da Paz não está somente em poder dar a sua parcela de contribuição para o fomento do esporte no bairro Záchia. O vereador Alex Necker (PCdoB), que apoia a realização do evento desde a primeira edição, contou que o evento tornou-se famoso pela brincadeira que ocorre após o término da partida. “Os vencedores acabam sendo puxados em uma carroça pelo time que perdeu. Eles percorrem as ruas do bairro em uma grande festa de confraternização”, revelou Alex, que, neste domingo (31), assistiu a vitória do Internacional acompanhando a partida na arquibancada improvisada construída no campo utilizado pelos moradores do bairro.

No apito final do juiz, depois de 90 minutos de um jogo bastante acirrado, colorados satisfeitos de um lado; gremistas buscando explicações para a derrota, de outro. Mantendo o espírito esportivo, os gremistas puxaram a carroça com os colorados comemorando o título do GreNal da Paz 2015 pelas ruas do Záchia, animando o público e garantindo que, em 2016, o Grêmio vai buscar a revanche.

Fotos Divulgação  Cristian Puhl

Facebook
Twitter
WhatsApp