Na manhã desta terça-feira, 16, a reportagem da Rádio Planalto foi até a Vila Jardim verificar a situação do abastecimento de água que foi comprometido devido ao rompimento de uma das principais adutoras de água tratada, ocorrido no último sábado, 13. Mais de 17 bairros tiveram o abastecimento prejudicado em virtude desse problema.
Segundo Angelita Ribas de Melo, diretora da Escola Municipal Tio Patinhas, o funcionamento da escola ficou comprometido já que sem água é impossível dar a assistência adequada aos alunos. “A nossa escola é de educação infantil então temos uma série de cuidados especiais que devem ser tomados quanto a higiêne pessoal dos pequenos, por exemplo. Tem ainda a questão da comida, pois eles almoçam aqui na escola. Sem água não temos como fazer comida para eles”.
No sábado a Corsan detectou uma pequena fissura na adutora de abastecimento mas durante o dia a canalização rompeu ainda mais, aumentando o vazamento. Como estava chovendo, não foi possível realizar o trabalho de manutenção. No domingo a noite o sistema foi bloqueado para que a adutora secasse e pudesse ser arrumada. Rubens Maciel é o chefe da Coordenadoria Operacional da Corsan e ele explicou como se deu o processo de manutenção da adutora. “Com a peça molhada não há como consertar. Domingo nós fechamos o abastecimento e ontem (segunda-feira) trabalhamos até as 22:30h para reestabelecer o mais rápido possível o abastecimento de água dos bairros afetados”.
Nesta terça-feira ainda existem locais sem água, mas ao que tudo indica até o final da manhã o sistema estará com o funcionamento normalizado. “Como nós tivemos que bloquear o abastecimento para poder trabalhar na rede, muitos pontos ficaram totalmente secos. Até que esses pontos sejam abastecidos novamente pode levar um tempo. Em torno das 11h da manhã é muito provável que a situação normalize”, afirmou Rubens.