Grupo Planalto de comunicação

“Imensurável será o esforço, surpreendente o resultado”, declara nova presidente do DCE da UPF

Adotando uma postura aberta ao diálogo entre os pares e com planejamento efetivo na implementação de propostas de transformação, assumiu, no último sábado, dia 27 de junho, o grupo eleito para a gestão 2015/2017 do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Eleita para representação estudantil em maio, a presidente Larissa Gehlen Pedro e sua equipe de trabalho buscam agora o fortalecimento da entidade e o trabalho em prol dos acadêmicos.

Larissa é acadêmica do curso de Engenharia Civil e, no último ano, esteve à frente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Dafear), representando mais de quatro mil estudantes. Agora, com um novo desafio proposto, passa a representar mais de 17 mil estudantes dos cursos de graduação da UPF. “Muda a proporcionalidade do trabalho e o nosso maior desafio é fortalecer o DCE. Vimos muitas gestões nas quais os alunos não se sentiram representados. Assim, nosso desafio é fazer com que o aluno volte a acreditar na entidade. Esta é a nossa proposta: mudar a postura do DCE e fazer com que esse Diretório se torne acreditável pelos estudantes que representa”, declara a presidente eleita.

Desafios e foco no trabalho
Trabalho: essa é a palavra de ordem da nova gestão do DCE. “Fomos eleitos a partir de propostas que estruturamos e nosso discurso não muda agora. As propostas vão ser repensadas, se necessário, e vão ser tiradas do papel”, afirma a presidente. De acordo com ela, a viabilização das propostas apresentadas pela gestão se dará em um processo de diálogo aberto com os estudantes e, com isso, proposições que agreguem valor ao que foi posto serão aceitas. “Estamos abertos a receber todos os estudantes que queiram propor algo. Nossa gestão será de diálogo com todos, desde a base até a Reitoria. Nossa proposta é fortalecer a comunidade, a universidade e o DCE”, reitera Larissa.

A nova gestão tem como vice-presidente a aluna do curso de Serviço Social Kenia Censi, que também está empenhada em aplicar as propostas que foram apresentadas durante o pleito eleitoral. “Somos estudantes que saímos da base de um movimento estudantil, nos diretórios acadêmicos, isso nos qualifica para este novo desafio de representar os estudantes da Universidade”, pontua.

Diálogo permanente
Prestigiando a solenidade de posse, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, cumprimentou a gestão que se despede do cargo, pelo trabalho prestado, e deu boas-vindas ao grupo que assume o movimento estudantil. “Buscamos estabelecer uma relação próxima com o DCE, com os DAs, com a representação legítima dos estudantes, para sempre reeditar aspectos de diálogo tão importantes e necessários entre a Universidade e seus acadêmicos”, comentou.

Na oportunidade, o reitor reafirmou o compromisso de estar sempre próximo da comunidade acadêmica, endossando os pedidos e as propostas que venham ao encontro do interesse dos alunos. “Aquilo que é de interesse coletivo dos alunos será também de interesse da Universidade. Ouviremos os anseios e a grande contribuição que os alunos têm a dar, pois não se pode pensar uma universidade sem a participação efetiva dos alunos. Registramos nossos votos de profícua gestão, de resultados acadêmicos. Queremos continuar próximos, levando avante os propósitos do movimento estudantil”, destacou o reitor.

Presidente nos últimos dois anos, o acadêmico João Artur Bonadiman salientou que, tanto para ele quanto para o grupo que esteve ao seu lado durante a gestão 2013/2015, a participação no movimento estudantil foi uma experiência engrandecedora. “Saímos diferentes do que entramos. Tenho certeza de que o DCE vai ficar em boas mãos”, salientou.

A posse da nova diretoria do DCE foi prestigiada ainda pelo presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Alexandre Augusto Nienow; pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin; pelo diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Álvaro Lottermann; por representantes de diretórios acadêmicos; e por amigos e convidados. A solenidade de posse foi realizada na Associação dos Professores da UPF.

Discurso de posse
Neste ato de rotação que faz com que seja cíclico o movimento estudantil, temos que perceber os pequenos feitos para perceber as mudanças de rumo. Hoje estamos aqui, estamos posicionados, mas fiquem atentos, pois não estamos inertes. Nos últimos dias, alguns de vocês podem ter ouvido dizer que nunca foi tarefa tão ameaçadora gerir e assumir o DCE PF como agora.

Vivemos em um período da história em que muito se perde. Perde-se hoje em saúde, perde-se hoje em segurança e infraestrutura. Perde-se hoje em credibilidade e em respeito. Perde-se hoje até naquele tão citado amor. Tudo isso porque perde-se hoje em educação. Nesta época de muitas perdas, me lembro de Marx, Adam Smith e até de Mises. E com todo o respeito a esses teóricos e suas divergências, perde-se tempo em não assimilar que todos eles, de acordo com suas particularidades, preocupam-se com a mesma coisa: o bem-estar comum.

Nesta época de perdas científicas, me lembro que todo somos phi: proporcionalmente relacionados com perfeição e simetria, e que temos, cada um de nós, 1,618 milhões de maneiras de ver e interpretar o mundo. Nesta época de perdas literárias, me lembro de Gregório de Matos e brinco com a rima: “Que não falte, nesta UNIVERSIDADE, verdade”. E tento, de um modo não maestral, como faz Garcia Marquez, brincar com adjetivos e dizer, sobre esta gestão que se inicia, que imensurável será o esforço… Surpreendente, o resultado.

Rubens Paiva nos indagou e alertou: “Irão saber que você existiu. Mas também, se não souberem, tanto faz. Do que vale a eternidade? A história se fará com ou sem sua presença”. Mas, que nossa história seja escrita com responsabilidade! Que não fiquemos imersos, com visão esbranquiçada. Que nessa época de perdas, essa gestão traga ganhos. Até aqui escrevemos na história dessa Universidade com a audácia e a coragem das novas gerações, essa juventude firmada pela base do movimento estudantil da comunidade acadêmica e com a assinatura, não de uma ou duas mulheres, mas das milhares de mulheres que conosco se identificaram.

Uma diretoria que combate e combaterá as opressões. Que trabalha e trabalhará de forma a zelar pela acessibilidade, transparência e competência. Uma diretoria que espera que nos tornemos admiráveis aos olhos daqueles que nos conhecerem bem. Larissa Gehlen Pedro, nova presidente do DCE-UPF

Nova gestão do DCE
Presidente: Larissa Gehlen Pedro (Engenharia Civil)
Vice-presidente: Kenia Censi (Serviço Social)
1º Secretário: Flavia Elys Potrich (Medicina)
2º Secretário: Junior Cristian Beffart (Direito)
1º Tesoureiro: Álvaro Lottermann (Economia)
2º Tesoureiro: Ana Rodrigues (Economia)
Sec. Social: Franciane Giaquini (Enfermagem)
Sec. Cultural: Alexandre Hahn (Filosofia)
Sec. Meio Ambiente: Francine Sossella (Eng. Ambiental)
Sec. Esportes: Leandro Saldanha (Educação Física)
Sec. Imprensa e Divulgação: Ana Claudia Capellari (Jornalismo)
Sec. Assistência Estudantil: Vinicius Santos de Miranda (Psicologia)
Sec. Coordenação Acadêmica: Juliane Milani (Odontologia)
Sec. Pesquisa: Emanoel Fontana (Ciência da Computação)
Sec. Extensão: Jonas Eduardo Hamester (Agronomia)
Coordenador de campi: Luiz Henrique Arpini (Engenharia Elétrica)
Rep. Campus Soledade: Samuel Pilatti
Rep. Campus Lagoa Vermelha: Éder Andrei Hoffman
Rep. Campus Sarandi: Bárbara Rech Modesti (Direito)
Rep. Campus Palmeira das Missões: Clodinei Borges (Educação Física)
Rep. Campus Casca: Odair Piccini
Rep. Campus Carazinho: Guiane Andrade (Direito)

Facebook
Twitter
WhatsApp