A Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD) vive um momento especial em sua existência. Com trabalhos iniciados em 1983, em agosto a entidade passará pela inauguração de do projeto que consolida o Centro Especializado de Reabilitação Física e Visual, com reconhecimento do Ministério da Saúde.
No próximo mês, agosto, haverá a inauguração das novas dependências, chegando à capacidade máxima de atendimento.
Em 2016, será possível concretizar outro importante passo, que é o começo das atividades do hospital-dia, para o qual a estrutura está sendo adequada.
De acordo com o presidente João Luiz Horn, foi importante uma série de apoiadores, dentre os quais a Mitra Arquidiocesana. Havia no local, junto ao bairro Santa Marta, a Casa Lar, que foi extinta, sendo oportunizado o aproveitamento do prédio. O espaço disponibilizado é de 6 mil metros quadrados. Além disso, para o desenvolvimento das atividades, parcerias importantes foram estabelecidas, como é o caso do Hospital São Vicente de Paulo, através de seus residentes. Horn recorda que participou da elaboração dos estatutos da ACD nos anos 80 e retornou à presidência em 2012.
A cobertura completa das novidades da ACD está nas páginas da Revista Somando. Leia e assine pelo telefone 3045-3088.
Texto e fotos: Luiz Carlos Carvalho
(Rádio Planalto)