Grupo Planalto de comunicação

Senado aprova medida provisória que estende correção do salário mínimo aos aposentados

Senadores favoráveis ao benefício para os aposentados, como Paulo Paim (PT-RS), alegam que não haverá impacto imediato no sistema previdenciário porque a política de reajuste prevê que a correção será feita conforme a inflação do ano anterior – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Ocorre que o crescimento do PIB tem sido próximo de zero nos últimos anos e não há perspectiva de que a economia volte a crescer significativamente em breve.

Assim, não haveria aumento real, apenas a correção da inflação, que já é prevista em lei. Agora, a Presidenta Dilma Roussef terá 15 dias úteis, contados a partir da chegada da redação final ao Palácio do Planalto, para decidir vetar ou sancionar a emenda da Câmara que estendeu a política de correção do salário mínimo para os aposentados da previdência.

O Senador Paulo Paim (PT) em entrevista a Rádio Planalto no Programa Ordem do Dia com apresentação de João Altair destacou que política econômica do governo Dilma sucumbiu, e os trabalhadores aposentados são os mais prejudicados, e acabam sempre pagando a conta.

Facebook
Twitter
WhatsApp