A Rádio Planalto FM, 105.9, apresenta mais uma personalidade no quadro Gaúchos pelo Brasil. O espaço vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago. O programa desta edição conta um pouco da história de Messalas de Conto.
Natural de Passo Fundo, 34 anos, é representante comercial de uma rede de farmácias e foi trabalhar em Florianópolis – SC. Tinha sido transferido de Passo Fundo para o estado vizinho.
Aproveitou a oportunidade que teve para organizar sua vida. No entanto, nem tudo foi fácil. As coisas do campo estão marcadas em sua memória. Tanto que, depois de adaptado ao ambiente catarinense, cuja capital tem perfil evidentemente turístico, Messalas adquiriu um cavalo, o qual está cuidando na praia de Ingleses. Ao contrário de muitos gaúchos desgarrados, cultiva o hábito de usar bombachas, botas e não se separa do chimarrão.
Quando morava em Passo Fundo, não cultivava tanto as tradições gaúchas. Aos domingos, a cavalgada pela manha é obrigação. “Final de semana é para bombacha, botas, estribos, uma cavalgada de cerca de duas horas e no retorno um churrasco a preceito. “Constituí minha família aqui. Conheci e casei com uma gaúcha de Caxias do Sul. Temos um filho de um ano e três meses – Francisco. Embora catarinense, ele tem botas, bombachas, boina e uma alpargata, “prá de vez em quando sair, igualzito ao pai!”, assinala.
O Rio Grande é grande e único, diz Messalas, lembrando que o gaúcho nunca deve esquecer suas raízes. “Não devemos, jamais, esquecer nosso sentimento campeiro”, disse, ao concluir o papo com nossa produção. E mais: enquanto conversava por telefone, Messalas assava uma costela de ovelha que ganhou de seu pai.
Messalas de Conto é mais um GAÚCHO PELO BRASIL.
O quadro Gaúchos pelo Brasil vai ao ar pela Planalto FM aos sábados e domingos, às 11 horas, 16 horas e 21 horas.











