O bispo de Montenegro, dom Paulo Antônio de Conto, será o administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, dia 15. Chega para ocupar o cargo após o pedido de renúncia pelo arcebispo dom Antonio Carlos Altieri, aceito pelo Santo Padre.
Dom Paulo Antônio de Conto concedeu entrevista à Rádio Planalto. Disse que estará na tarde de quinta-feira na capital do Planalto Médio. O religioso estará seguindo com a liderança da diocese de Montenegro, além do trabalho com a Arquidiocese de Passo Fundo.
Dom Paulo foi o quarto filho de onze irmãos do casal: Pio Luiz De Conto e Rosina Francisca Pretto De Conto. Cursou seus estudos básicos na sua terra natal, depois ingressou no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio, em 1954. Cursou o ensino médio no Seminário Menor São José de Gravataí, seguindo para o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, onde cursou as faculdades de Filosofia e Teologia.
Fez um curso, durante oito meses, de Espiritualidade, em Roma.
Foi ordenado sacerdote no dia 13 de julho de 1968 em sua cidade natal. Dom Paulo foi eleito bispo em 24 de julho de 1991.
No dia 2 de julho de 2008 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como primeiro bispo da recém criada Diocese de Montenegro.