Grupo Planalto de comunicação

Dom Altieri concede entrevista coletiva sobre renúncia da Arquidiocese

O arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira para falar dos motivos que o levaram a encaminhar o pedido de renúncia, aceito pelo Papa Francisco e publicado oficialmente pelo Vaticano.

Dom Altieri reafirmou o que havia publicado em sua nota oficial, a partir do questionamento realizado pelo cardeal dom Claudio Hummes, que ouviu os religiosos a respeito do seu trabalho.  Disse que se coloca à disposição da Igreja para onde for chamado.

Como salesiano, está também preparado para os novos desafios a serviço da evangelização.

“Desejando ser fiel ao seu lema episcopal, `Nós Acreditamos no Amor!` , com muita serenidade, sem levar mágoa de ninguém, quero acreditar nessa mediação que a Igreja, sempre atenta aos clamores  de seus filhos, colocou a nosso serviço, tendo como finalidade o bom andamento, o crescimento e a atualização dessa jovem, querida e promissora Arquidiocese de Passo Fundo.  Confesso que jamais desejei desmerecer nenhuma das conquistas e feitos do passado dessa robusta Igreja Particular, sobretudo nas pessoas de meus valorosos predecessores, D. Claudio Kolling, D. Urbano Allgayer  e D. Ercílio Pedro Simon. Contudo, sinto com toda a sinceridade do meu coração de Pastor que Deus prepara para essa porção privilegiada de Igreja muito mais futuro que passado! Não só em termos cronológicos mas, sobretudo, na expansão e adequação que o mundo, a sociedade , sobretudo os jovens, os mais pobres e excluídos merecem e esperam!”.

Confira a coletiva de Dom Altieri.

Foto: Cristian Queiroz (Rádio Planalto).

Facebook
Twitter
WhatsApp