A missa presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli, foi um dos momentos marcantes do 9º Mutirão de Comunicação, Muticom, realizado em Vitória (ES) até o dia 18 de julho. Concelebraram os demais bispos, padres e seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha, da arquidiocese de Vitória.
Em sua homilia, dom Darci ressaltou o papel dos comunicadores, que devem seguir o exemplo de Nossa Senhora: “apresentar Jesus Cristo, combater o bom combate”, disse.
Dom Darci sugeriu que os comunicadores católicos aproximem-se das inquietações da sociedade e defendeu que a Igreja deve passar de uma pastoral centrada em conteúdo para uma pastoral voltada às necessidades das pessoas.
Ao falar sobre a autenticidade do papa Francisco, o bispo pediu a promoção de uma pastoral do testemunho. Para ele, o anúncio deve ser feito a partir da vivência do comunicador. “Que a nossa comunicação esteja a serviço da cultura do encontro com Deus, com os outros e com nós mesmos para sermos testemunhos”, exortou.
A Arquidiocese de Passo Fundo esteve representada pela sua equipe de comunicação, com a jornalista Victória Holzbach.