Grupo Planalto de comunicação

Comitê planeja ações de combate e prevenção ao uso de drogas em Passo Fundo

Na manhã desta segunda-feira (20) ocorreu reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Crack. Participaram do encontro o presidente do Comitê, vereador Sidnei Ávila (PDT), e o vice-presidente Isamar Oliveira (PT). Também estavam presentes representantes de diversas entidades e órgãos públicos ligados ao Comitê como a Brigada Militar, Fazenda Esperança, Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD), Lions Amizade, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Gabinete de Gestão Pública Municipal, Presídio, APEO e ONG Amor Exigente.

A pauta da reunião incluiu a avaliação da 2ª Semana Municipal Antidrogas e as próximas ações a serem realizadas no sentido de combater a dependência química. Ávila destacou o sucesso da Semana e colocou que outros municípios do Estado e também de Santa Catarina devem realizar eventos similares. “Agentes públicos de outras cidades entraram em contato com a Câmara pedindo informações sobre a Semana para que possam realizar ações semelhantes. Isso é um grande indicativo do sucesso da ação. Continuaremos em uma constante com projetos e ações de prevenção no município”, disse o presidente do Comitê.

O vereador também falou sobre a necessidade de mobilização das entidades presentes para que seja incluído no Plano Municipal de Educação uma meta que inclua o combate as drogas nas escolas, já que a questão não está incluída no PL enviado à Câmara . O Projeto de Lei, que irá a votação na Câmara, planeja a educação no município nos próximos dez anos.

Um ponto debatido foi a necessidade de realizar ações e atividades para recolher alimentos e donativos para as entidades e casas de apoio e de recuperação de dependentes químicos. Os representantes destas entidades colocaram que passam por dificuldades em alimentar os internados, que necessitam de uma boa alimentação para a recuperação. O vereador Isamar Oliveira sugeriu que fosse realizada uma campanha na cidade, junto ao comércio, para levantar recursos para as entidades.

A morte do presidente da Casa Bettel, Carlos Della Mea, no último dia 15 deste mês, foi lembrada pelos participantes. Della Mea realizou um trabalho voluntário e abnegado na recuperação de jovens viciados no município. “Não podemos deixar de lembrar e homenagear estas pessoas que realizaram um trabalho tão importante. Dezenas de pessoas foram recuperadas devido ao trabalho de Della Mea e hoje são mães e pais de família, cidadãos que rendem bons frutos para a sociedade”, comentou o representante do COMAD, Selmir Fagundes da Rosa. Selmir também aproveitou a reunião para falar sobre o livro que irá lançar, provavelmente em setembro, sobre o uso de drogas e sua relação com a convivência familiar. O livro chamado “Coodependência: um olhar integral sobre a família” contém artigos compilados de sua Tese de Conclusão de Curso em Psicanálise Humanista.

Facebook
Twitter
WhatsApp