Grupo Planalto de comunicação

Fórum do Agronegócio em Ibirubá

A Rádio Planalto AM esteve presente no Fórum do Agronegócio, em Ibirubá, promovido pelo SENAR/FARSUL. Esta foi a edição de número 71 do evento. O diretor técnico do SENAR, João Augusto Telles, disse que esse é o compromisso do serviço de aprendizagem para que o produtor rural possa melhorar sua qualidade de vida, a partir da adoção de novas tecnologia que possa aumentar a produtividade em todos os setores. O SENAR ministra curso, desde o artesanato, até as mais modernas técnicas de agricultura de precisão.

O professor Elmar Floss, do instituto INCIA de Passo Fundo, foi um dos palestrantes. Chamou a atenção para a necessidade da busca de aumento de produtividade na mesma área em virtude do alto custo da terra. Cloud Goellner rechaçou o projeto que tramita na Assembleia Legislativa que proíbe a pulverização aérea de lavouras. Caso seja aprovado, não poderá mais ser usado avião para aplicação de inseticidas ou herbicidas nas lavouras. Goellner disse que o argumento de que 70% do produto aplicado com avião cai fora do alvo é uma conversa que não se sustenta. E com relação a justificativa de que alguns países europeus já não usam mais esse tipo de máquinas, o professor explicou que isso se deve às pequenas propriedades. “É inviável mesmo usar avião para pulverizar lavouras de 10 ou 20 hectares”, disse ele.

O presidente da Emater, Olair Kuhn, disse que ao todo foram dispensados até agora 150 funcionários da Emater. Respondeu que a instituição vai trabalhar para que a assistência técnica não seja prejudicada com a redução de pessoal.

Ao meio-dia os participantes almoçaram carreteiro. Foram usados 45 kg de arroz e 70kg de charque em uma só panela.  

Facebook
Twitter
WhatsApp