A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, na tarde de sexta-feira (14/08), a cerimônia regional de premiação da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos da UPF, no Campus I.
Os 47 alunos de escolas públicas da região Norte do Rio Grande do Sul, que receberam medalhas no dia 20 de julho, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, foram contemplados na tarde de sexta-feira com um certificado referente à premiação. Vários professores também receberam certificados. Além disso, dois professores ganharam tablets, duas escolas receberam um kit esportivo e uma instituição foi contemplada com um kit didático. “É uma satisfação recebê-los nesse evento. É um momento dedicado a vocês que estudaram e venceram. Estamos muito orgulhosos”, destacou a coordenadora da Região Norte da OBMEP, Rosa Maria Tagliari Rico.
Durante a cerimônia de entrega de certificados, a Vice-Reitora de Graduação da UPF, Rosani Sgari, parabenizou os alunos e incentivou a continuidade dos estudos na área de Matemática. “É uma honra para nós da Universidade de Passo Fundo receber esses alunos que obtiveram colocações de destaque nesta área tão importante para o desenvolvimento da sociedade. A OBMEP estimula esses estudantes a se lançarem no mundo de forma inteligente e, com certeza, poderão transformar a realidade e construir um país melhor”, ressaltou a vice-reitora de Graduação.
Dos mais de 40 alunos premiados, cinco foram premiados com a medalha de ouro, dez com a de prata e 32 com a de bronze. “A Olimpíada é muito disputada em todo o Brasil. É uma grande satisfação ganhar uma medalha pela terceira vez. Foi uma dedicação intensa aos estudos, cerca de uma hora por dia, mas que valeu a pena”, declarou o aluno da Escola Estadual Protásio Alves, de Passo Fundo, Andre Finatto Donassolo.
Além da coordenadora regional da OBMEP e da vice-reitora de Graduação da UPF, participaram da mesa, o coordenador regional de Iniciação Científica, Márcio Luis Miotto, a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF), Maristela Capacchi, o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Cristiano Roberto Cervi, o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, e o coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Santos Olavo Misturini. O evento também contou com a apresentação do grupo artístico do Centro de Referência em Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo (UPF).
OBMEP 2015
Em 2014, quase 50 mil escolas participaram das provas, divididas em duas fases. A 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
No dia 12 de agosto, foi divulgada a lista de classificados para a segunda fase. As provas acontecem no dia 12 de setembro. Informações, regulamento e o calendário estão disponíveis no site www.obmep.org.br.