Nos últimos dias Passo Fundo está servindo de cenário para a captação de imagens do filme ‘Maverick’, uma produção internacional, dirigida por Emiliano Ruschel, nascido em Lagoa Vermelha e criado na capital do Planalto Médio. O trabalho já foi feito nos mais diversos locais do município e nesta quinta-feira, 27, a Catedral Nossa Senhora Aparecida está servido como uma das alocações para as filmagens.
Desde que saiu de Passo Fundo, Emiliano, que sempre esteve envolvido com grupos e produções teatrais no município, morou no Rio de Janeiro por 10 anos e há dois anos reside em Los Angeles (EUA), no estado da Califórnia, que é mundialmente conhecida como a terra do cinema. Em uma entrevista à reportagem da Rádio Planalto, ele afirma que o filme, em sua maioria deve ser rodado em Passo Fundo e que um dos motivos que o fez voltar para fazer as filmagens aqui foi a saudade que sente de casa. “Vamos fazer 90% das filmagens em Passo Fundo”.
“Nós fizemos três partes ainda nos Estados Unidos, assim como a trilha sonora, que já está composta. Além da saudade de casa, porque minha família está toda aqui, resolvi filmar em Passo Fundo também para mostrar um lado diferente do Brasil. Mostrar que o nosso país não é só carnaval e futebol e que temos outros aspectos muito interessantes”, conta Emiliano. A equipe é composta por muitas pessoas, entre atores, produtores e equipe de filmagem. Cerca de 10 atores que fazem parte do filme são de Passo Fundo.
As filmagens em Passo Fundo seguem até a sexta-feira, 28. O lançamento da película deve acontecer no ano que vem, já que depois de captadas todas as imagens, a produção segue para edição, som, efeitos especiais, entre outras coisas. ‘Maverick’ é um filme de ação e a história gira em torno da investigação de seis assassinatos que aconteceram no Brasil, por parte de um agente norte-americano. Emiliano diz que quando do lançamento do filme vai fazer uma promoção de ingressos aos ouvintes da Rádio Planalto.