A Rádio Planalto FM, 105.9, oferece aos ouvintes o quadro Gaúchos pelo Brasil. Nosso programa vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, sem perder o amor pelo pago.
Hoje destacamos o gaúcho Antônio Ricardo Eckert, filho de Panambi, que mora atualmente em Uruaçu – GO. Eckert conta que no ano de 1982 seu pai Eugídio, mais conhecido como “Coqueiro”, mestre de obras e gaiteiro, resolveu vender tudo e ir embora com sua esposa e filhos para o município de Vila Rica no Mato Grosso, para buscar um futuro melhor. Exercia suas atividades na construção civil, onde aos poucos começou a fazer história no estado que chegara. O tempo foi passando e o senhor Eugídio começou a ter uma imensa saudade do nosso pago querido, pois deixou para trás amigos e parentes no sul do País.
Na época era impossível retornar ao Rio Grande. Saíram do Mato Grosso em 1993 e foram morar no estado de Goiás. Conseguiram conquistar seu espaço e reorganizaram suas vidas. Como mestre de obras e grande gaiteiro, Eugídio começou tudo de novo. Tempos depois houve uma surpresa do destino: sua mãe sofreu u AVC (Acidente vascular cerebral) e seu pai partiu logo depois. “A última coisa que meu pai fez em vida foi tocar a sua velha e inseparável cordeona”.
Hoje Eckert relembra o legado que seu pai deixou de ensinamento e cultura para os filhos, tem um provedor de internet, é escritor e tem um projeto de iniciação infantil, onde realiza iniciação de artes circenses. Cultiva a nossa tradição e vem pelo menos umas quatro vezes ao Rio Grande para matar a saudade, inclusive na semana farroupilha.
Como mensagem, nosso entrevistado apenas diz que o jovem deve se adaptar ao lugar onde está e nunca se esquecer das raízes da gente.
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA: Gaúchos pelo Brasil é apresentado aos sábados e domingos, às 11h, às 16h e 21h. Se você conhece algum gaúcho que reside fora do Rio Grande do Sul e que tenha uma história para contar, envie para Rádio Planalto FM: planaltofm@rdplanalto.com.