Grupo Planalto de comunicação

Novo trecho da ciclovia Bernardo Martio gera protestos no bairro Menino Deus

Alunos, professores e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, na rua João Catapan, bairro Menino Deus, fizeram um protesto com cartazes e faixas na manhã desta quinta-feira, 3, contra a implantação do novo trecho da ciclovia Bernardo Martio em frente à escola. A principal alegação dos manifestantes é de que a rua, muito movimentada, não teria o espaço necessário para a ciclovia.

Há ainda algumas paradas de ônibus nas proximidades, que tornariam o trânsito, de pedestres e veículos ainda mais complicado no local, segundo eles. A diretora da escola, professora Ivone Strehl, afirma que as pessoas não são contra a ciclovia, desde que ela seja ampliada em locais que sejam adequados. “Somos contra a implantação da ciclovia aqui em frente a escola porque isso pode fazer com que ocorram acidentes com os nossos alunos. Não queremos a ciclovia aqui”, afirma. Os pais afirmam que se sentem preocupados com a integridade física dos seus filhos.

Novo trecho

A implantação do novo trecho da Ciclovia Bernardo Martio, que dará acesso ao Bairro Santa Marta, recebeu na semana passada os primeiros serviços das equipes da prefeitura de Passo Fundo, por meio da instalação da sinalização da ciclofaixa, com pintura horizontal, sinalização vertical, tachões e segregadores para o isolamento da área. O trajeto contará com aproximadamente 2,5 quilômetros de ida e volta, extensão que se integrará com os 6 quilômetros já existentes.

A ligação do trecho da ciclovia na avenida Brasil seguirá pela rua Diogo de Oliveira, permitindo acesso à rua João Catapan, onde será a ciclofaixa até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do bairro. Para adequar o novo trajeto, o projeto traz o redimensionamento das faixas de rolamento da João Catapan e a adequação dos cruzamentos. O novo trecho de 2,10 metros de largura apresentará uma faixa do lado direito da via (centro/bairro), com sentidos separados. Nesta etapa de ampliação será feita apenas a ciclovia, sem o caminhódromo.

Facebook
Twitter
WhatsApp