Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, em Passo Fundo. O evento, já tradicional na área da saúde, promove a atualização científica e o intercâmbio de experiências sobre o câncer infantojuvenil, que é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.
De acordo com o oncologista pediátrico Dr. Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP, a Jornada tem como foco o diagnóstico precoce e o debate de novas abordagens terapêuticas. “Teremos a presença de especialistas renomados em oncologia pediátrica, hematologia, transplante de medula óssea, genética e profissionais das equipes multiprofissionais que atuam no cuidado integral dos pacientes”, destaca.
As inscrições podem ser feitas até dia 05 de setembro pelo formulário do link https://hsvp.com.br/cursos-e-eventos. O cronograma com os nomes dos palestrantes e os temas propostos para discussão de casos e debates técnicos também estará disponível na página. O investimento para os profissionais da área da saúde será de R$50,00 e estudantes R$30,00, com direito a certificado de participação na atividade.
A V Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica será realizada no auditório da Faculdade de Medicina da UPF, no dia 11 das 16h 30 às 21 horas e no dia 12 das 8h às
18h, com intervalo para o almoço. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) do HSVP e conta com o apoio do Instituto Pietro, da Liga Acadêmica de Oncologia da UPF e do Grupo Regional de Estudos em Leucemias e Hemopatias da Infância. Mais informações pelo (54) 2103-4133.
Setembro Dourado
A Jornada integra a programação do Setembro Dourado, campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A iniciativa busca alertar famílias e profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam cerca de 8 mil novos casos da doença por ano no Brasil, entre 2023 e 2025. “Somente no nosso centro, a expectativa é de receber entre 80 e 100 novos pacientes em 2025. Por isso, falar sobre o tema e capacitar as equipes é essencial”, finaliza Dr. Pablo.