Grupo Planalto de comunicação

HSVP estreia mesa cirúrgica de última geração em procedimento de Escoliose via SUS Tecnologia de ponta e parceria pública aceleram o tratamento crianças e adolescentes com problemas severos de coluna

Fotos: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, realizou nessa quinta-feira (28) a primeira cirurgia utilizando uma mesa cirúrgica de última geração, o Sistema Espinhal Allen Flex, em uma paciente de 17 anos com diagnóstico de escoliose. O procedimento foi feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi conduzido pelo cirurgião ortopédico Luís Gustavo Calieron, responsável pelo Serviço de Escoliose do HSVP, com a participação do neurofisiologista Fernando Giacomini, anestesista Nelson Rafael Barros Fauth e do médico residente Robson Luiz de Souza Alhadas.

A Instituição Hospitalar é uma das principais colaboradoras do Governo do Estado no Programa Escoliose, lançado em 2023 pela Secretaria da Saúde (SES) em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O programa tem como objetivo principal reduzir a fila de espera por cirurgias corretivas em crianças e adolescentes, oferecendo tratamento especializado.

Desde o início da iniciativa, o Dr. Calieron realizou 70 cirurgias pediátricas para correção da escoliose, contribuindo significativamente para agilizar o acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Os casos atendidos no hospital costumam ser complexos, apresentando curvaturas severas da coluna, podendo causar dores, limitação dos movimentos, além de impactos respiratórios e nutricionais.

O Governo do Estado autorizou a compra e a doação, com recursos públicos, do equipamento como forma de reconhecimento pelo trabalho já realizado. “Com o apoio incondicional da Instituição, organizei um projeto aprovado pela Secretaria de Saúde do Estado, com o aval da Secretária Arita Bergmann, e também pelo Tribunal de Justiça. Eles reconheceram o esforço árduo e desafiador do nosso Serviço de Escoliose. Esta conquista é histórica, e seguimos firmes no compromisso de ajudar crianças e adolescentes que sofrem dessa patologia a ter uma nova vida”, afirmou o especialista.

TECNOLOGIA É A MAIS COMPLETA DO RS

O Sistema Espinhal Allen Flex, fabricado pela norte-americana Allen Medical, foi entregue com todos os acessórios compatíveis, tornando-se o conjunto cirúrgico mais completo do tipo no Rio Grande do Sul. Entre os itens adquiridos com tecnologia premium estão o Spine Frame, da Caresurgical; o KyraCurves, da Kyra Medical; géis antilesões da marca Trulife; e o Sistema C-Flex, que oferece maior mobilidade e precisão no posicionamento do paciente durante os procedimentos.

A chegada do equipamento é motivo de comemoração, pois aprimora o tratamento da escoliose no serviço público de saúde. “A mesa Allen é considerada a melhor mesa cirúrgica para correção de casos complexos de escoliose no mundo. Ela proporciona uma correção mais eficiente das deformidades da coluna, com maior segurança ao longo do procedimento, além de garantir um conforto excepcional aos pacientes e facilitar o manejo por toda a equipe, incluindo cirurgiões, anestesistas e profissionais multiprofissionais”, explicou o Dr. Calieron.

Durante a semana, a representante da Allen Medical, Fabiana Pavão, promoveu um aperfeiçoamento para médicos e enfermeiros, capacitando as equipes do Bloco Cirúrgico para o uso da nova tecnologia. “O sistema é ideal para cirurgias de coluna de alta complexidade, como as de escoliose. Ele permite posicionar o paciente de bruços ou de lado com extrema precisão, facilitando o acesso à coluna e reduzindo o tempo cirúrgico, o risco de lesões por pressão, além de minimizar complicações durante e pós-operatório”, complementou Fabiana.

O superintendente executivo, Ilário De David, e o diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann, destacaram que, com esse avanço, o Hospital São Vicente de Paulo reafirma seu papel como referência em saúde de alta complexidade e fortalece o compromisso com a inovação no atendimento público. “Este é um marco importante não apenas para a nossa Instituição, mas para todos os envolvidos na luta contra a escoliose. Quero parabenizar o Dr. Luís Gustavo Calieron, todos os profissionais de saúde envolvidos, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do RS, que estão fazendo a diferença na vida de tantos pacientes. Por meio dessa parceria, conseguimos oferecer um tratamento de excelência e reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua da saúde pública em nossa região.”

 

Facebook
Twitter
WhatsApp