Passo Fundo vive um período de expansão e crescimento, sendo referência em desenvolvimento no interior do Rio Grande do Sul. Importantes passos estão sendo dados, com investimentos e projetos colocados em prática pelo poder público e iniciativa privada, em caminhada conjunta de crescimento.
Com a liderança do prefeito Pedro Almeida, projetando o crescimento na área, estão ocorrendo as obras do acesso ao Distrito Industrial Valinhos, o que futuramente, vai trazer importantes frutos, pelo movimento intenso junto à ERS-324. As obras de construção do novo trevo de acessoo, seguem em ritmo acelerado. Localizada entre os quilômetros 173 e 175 da rodovia, em frente ao Gran Palazzo, a intervenção é parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e empresários locais, responsáveis pela elaboração do projeto e o Daer, que acompanha a execução.
No primeiro trecho, que vai do viaduto até a entrada da antiga Manitowoc, já foram finalizados os serviços de terraplenagem, drenagem e a aplicação da primeira camada asfáltica. No lado esquerdo da rodovia, a terraplenagem foi concluída e estão em andamento os trabalhos de sub-base e drenagem. O segundo trecho, que liga a entrada da Manitowoc até o acesso principal ao Distrito Industrial (próximo ao Gran Palazzo), recebe atualmente serviços de drenagem, aterro e nivelamento do terreno. Já no terceiro trecho, que segue do acesso ao Gran Palazzo até o final da obra, estão sendo realizadas limpeza, terraplenagem e aterros.
Ao mesmo tempo, Passo Fundo se prepara para um novo cenário de expansão com a usina Be8 Ethanol. Recentemente, a empresa Be8 anunciou o projeto para instalar uma base de combustíveis conectada à usina de etanol que está sendo construída em Passo Fundo. A proposta, segundo o empresário Erasmo Carlos Battistella, é oferecer estrutura para distribuidoras que ainda não atuam na cidade, o que deve melhorar a logística e ampliar a infraestrutura energética da região.
O complexo, que está sendo erguido em uma área de 45 hectares (equivalente a 45 quadras urbanas), contará com tanques de etanol com capacidade para 10 milhões de litros, além de uma demanda estimada de 30 megawatts de energia. Para comparação, a unidade atual da BE8 em Passo Fundo utiliza de 7 a 8 megawatts e possui tanques de 2,5 milhões de litros.
No contexto, também aparece a inovação. Recentemente, a Prefeitura apresentou a Escola Pública de Inovação. Trata-se de uma iniciativa integrante do Programa Cidade Educadora.
O futuro promete importantes para Passo Fundo, cuja população chegou a 214.811 habitantes, de acordo com a nova atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).