Grupo Planalto de comunicação

Lula participa do desfile de 7 de Setembro em Brasília com lema “Brasil Soberano” Evento contou com autoridades, mas sem presença de ministros do STF

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (7) do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele chegou por volta das 9h04 e percorreu parte do trajeto em carro aberto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.

A cerimônia reuniu autoridades como o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Marina Silva (Meio Ambiente). Nenhum integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu ao evento.

Durante a participação de Motta, parte do público gritou “sem anistia”, em referência ao projeto em análise no Congresso que prevê perdoar envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), chamou atenção ao usar o boné distribuído pelo governo com o lema “Brasil Soberano”, apesar de seu partido ter deixado a base governista. Também esteve presente o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), cujo partido igualmente se afastou do governo.

Neste ano, o mote escolhido para o desfile foi “Brasil Soberano”, com foco na defesa da soberania nacional, na organização da COP30 e nas obras do novo PAC. O slogan passou a ser reforçado pelo governo após a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, anunciada em julho pelo presidente Donald Trump.

Facebook
Twitter
WhatsApp