Grupo Planalto de comunicação

Governo brasileiro repudia fala dos EUA sobre uso de poderio militar Porta-voz da Casa Branca afirmou que Trump ‘não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos’

Foto: Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva repudiou, na noite de terça-feira (9), a fala da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sobre o uso de força militar dos Estados Unidos.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores condenou as “ameaças” e reforçou a democracia e as instituições brasileiras.

“O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”, destacou a pasta.

Mais cedo, Leavitt afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”.

Ao refutar o argumento da porta-voz, o Itamaraty citou a “vontade popular”.

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos Três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, acrescentou o texto.

 

FONTE: R7

Facebook
Twitter
WhatsApp