O mês de setembro é caracterizado pelas reflexões sobre a importância da saúde mental. No cenário, aparecem os dias atuais, a preocupação com a busca incessante pela beleza, até mesmo com as comparações e padrões, a partir da força das redes sociais.
Quando se aborda a importância da beleza, há que se compreender que ela tem suas diferenças em relação à estética. Trata-se de um universo mais amplo, com aspectos vinculados não apenas à aparência física, mas também à percepção, à autoestima e à sociabilidade.
Para a análise do contexto, esteve no estúdio da Rádio Planalto News (92.1) a Doutora em Educação Franciele Silvestre Gallina. Ela concedeu entrevista ao comunicador Luiz Carlos Carvalho no programa Comando Popular. Ela lembrou que se dedica a compreender a estética como princípio organizador da vida, harmonizando corpo-mente-espírito para geração de bem-estar e construção de sentido existencial.
A pesquisadora, natural dePasso Fundo, Franciele cresceu em meio ao universo da estética, herdando da mãe, proprietária de um salão de beleza, habilidades que lhe permitiram sentir a necessidade de desenvolver uma escuta ética-estética e um olhar mais atento para as mulheres que buscavam não apenas modificar o cabelo, mas também reencontrar força e dignidade em momentos frágeis da vida. Em sua trajetória acadêmica, graduou-se em Educação Artística, Mestra e Doutora em Educação com ênfase em Educação Estética, desenvolveu pesquisas em diversos espaços de sociabilidade e consolidou sua carreira como pesquisadora e professora universitária. Porém, Franciele nunca se desvinculou do contato direto com aquelas pessoas que lhe despertaram um mergulho no conhecimento sobre o Ser Humano e, ainda hoje, atua como terapeuta capilar.
Franciele fez, também, no programa, uma abordagem sobre as práticas estética conscientes, por pessoas que buscam se sentir pertencentes. Trata-se de um despertar para os rumos das dimensões humanas, observando como se consome a“beleza”. A entrevistada reforçou que no conjunto aparece a vaidade que faz parte da vida da mulher e também dos homens, cada vez mais.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: