O governo do Estado abriu até 26 de setembro as inscrições para a seleção de municípios interessados em receber as unidades móveis de qualificação profissional do Programa “Carretas do Saber”. A iniciativa será executada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai RS), integrante do Sistema Fiergs.
A ação faz parte da Escola do Trabalhador e do Microempreendedor, com investimento de mais de R$ 56 milhões. Cada município terá duas turmas de 15 participantes. Nos cinco anos de execução do programa, estão previstos mais de 400 atendimentos e aproximadamente 12 mil alunos capacitados.
As carretas funcionarão como escolas técnicas itinerantes. Equipadas com salas de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais, as unidades serão deslocadas para os municípios contemplados para a oferta de cursos gratuitos na área industrial, com o objetivo de proporcionar acesso à qualificação e aumentar a empregabilidade na região.
Municípios que não possuam vias asfaltadas, com difícil acesso, sem escolas de formação (como Senai, Senac ou Institutos Federais), não contemplados em programas estaduais anteriores de qualificação e que optem, como primeira opção, por cursos alinhados à demanda local terão preferência na seleção.
Essas unidades móveis levarão orientação sobre energia fotovoltaica, automação industrial, couro e calçado, usinagem CNC (produção de peças de alta precisão), alimentos, mecânica de máquinas agrícolas, construção civil e mecânica de veículos.
Para apresentar mais detalhes sobre o Programa “Carretas do Saber”, o secretário Gilmar Sossella, do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, concedeu entrevista à Rádio Planalto News (92.1). Ele foi ouvido no programa Comando Popular, por Luiz Carlos Carvalho.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: