A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (11), um estudante suspeito de ameaçar de morte o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) pelas redes sociais. A prisão aconteceu no Espírito Santo, mas as autoridades não divulgaram a cidade nem a identidade oficial do preso.
Segundo a PF, a ação ocorreu após Nikolas representar pela continuidade das investigações. O estudante, identificado como Adauto Gaigher, aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), já havia feito outras ameaças ao deputado em diferentes ocasiões.
Em julho, por exemplo, ele escreveu: “Vou fazer o mesmo no seu velório”, em resposta a uma postagem de Nikolas sobre a primeira-dama, Janja da Silva. Na quarta-feira (10), em outro comentário, afirmou: “Nikolas, eu vou te matar a tiros”. Há registros também de 2023, quando o universitário escreveu: “Que tristeza que esse Nikolas existe, cara. Alguém mata esse cara na moral”.
O preso foi levado à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus (ES), onde foi autuado e teve inquérito aberto para apurar não apenas as ameaças, mas também a possível participação de outras pessoas.
Nas redes sociais, Nikolas Ferreira disse que as intimidações se repetem há anos e confirmou ter solicitado reforço em sua segurança à Polícia Federal, principalmente após o assassinato do ativista de direita Charlie Kirk.