A Prefeitura de Passo Fundo realizou, nesta quarta-feira (24), a entrega simbólica de seis novas câmeras do tipo OCR (Optical Character Recognition) ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Os equipamentos passam a integrar o sistema de videomonitoramento do município, um dos mais modernos e abrangentes do interior do Estado, com 1.104 câmeras em funcionamento.
Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas impositivas apresentadas pelos vereadores da 18ª Legislatura, Gio Krug, Leandro Rosso e Tadeu Trindade, e serão destinados pelo Consepro à Brigada Militar.
O prefeito Pedro Almeida destacou que a ampliação do sistema de monitoramento é uma demonstração prática do trabalho conjunto entre diferentes instituições em prol da segurança. “Estamos avançando de forma permanente no fortalecimento da segurança em Passo Fundo. Essas câmeras vão trazer mais eficiência no enfrentamento à criminalidade e na recuperação de veículos, mas, sobretudo, reforçam a união entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, Consepro, Brigada Militar, Polícia Civil e demais entidades. É um esforço coletivo para garantir mais tranquilidade à nossa população”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública e Transportes, Tadeu Trindade, ressaltou a importância da tecnologia OCR como ferramenta estratégica. “Essas câmeras representam um salto de qualidade no nosso sistema, pois permitem identificar placas em tempo real, o que amplia significativamente a capacidade de resposta das forças de segurança. É um investimento que fortalece o trabalho integrado e garante que Passo Fundo continue sendo referência em monitoramento no Estado”, destacou.
Os novos pontos serão distribuídos em locais estratégicos como RST 135, próximo ao trevo Passo do Cruz; Estrada do Trigo, próximo à UPF; Próximo à Igreja São Miguel (Pulador); BR 324, próximo à estrada São Pedrinho; Rua Araucária, próximo a uma madeireira; RS 324, na entrada do Clube Caixeiral Campestre.
Com a instalação dos novos equipamentos, o município amplia sua rede de proteção tecnológica, utilizando inovação e integração para melhorar a segurança pública.