Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (1º), Izair Sachet recebeu o Título de Vereador Emérito de Passo Fundo. A honraria reconhece os serviços prestados à comunidade durante os mandatos da 11ª Legislatura (1993–1996), da 12ª Legislatura (1997–2000) e da 13ª Legislatura (entre 2001 e 2004), sendo também vereador suplente nos anos de 2005 e 2006. A proposição foi de iniciativa da Mesa Diretora, aprovada em plenário e instituída por meio da Resolução nº 08/2025.
Sachet nasceu em 20 de setembro de 1945, em Getúlio Vargas. Em Passo Fundo, trabalhou na empresa Unesul durante 20 anos. Através da liderança sindical da categoria dos motoristas, lutou pela garantia dos direitos para seus colegas, que o incentivaram a concorrer ao cargo de vereador. Iniciou sua carreira política aos 43 anos de idade, candidatando-se na eleição de 1988. Em 1992, Sachet concorreu novamente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e conquistou sua primeira vitória eleitoral, totalizando 839 votos. Outro destaque de seu mandato ocorreu no ano de 1998, quando foi eleito presidente da Câmara pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Dentre suas propostas, há a idealização da TV Câmara, que teve sua implementação aprovada em dezembro de 1999, e a luta para ampliar os direitos dos trabalhadores passo-fundenses, visando garantir melhores condições de salário e de oportunidades de mercado. “Como presidente da Câmara, destaco a aprovação do 13º salário, uma luta que sempre frisei”, orgulha-se Sachet.
Ainda nesse contexto, outro grande progresso foi o aumento de vagas da Perdigão de Marau, que chegou à 1.500 contratações. “Em um período de escassez de empregos na cidade, as oportunidades de trabalho eram limitadas, forçando muitos a buscar alternativas em outras localidades”, ressaltou. Outro grande avanço foi o aumento do número de vereadores para 21, onde Izair deslocou-se até Brasília para requisitar a demanda.
O homenageado contribuiu, ao todo, com 14 anos de trabalho parlamentar à Câmara de Vereadores, finalizando sua carreira pública em 2006.
Renato Orlando Tiecher (PL), parlamentar que sugeriu a honraria à Mesa Diretora, expressou seu agradecimento ao homenageado: “O Sr. Izair Sachet merece todas as honrarias. É um grande empresário, político, e um cidadão de bem para o município. Aqui, homenageamos pessoas que possuem o compromisso de fazer com que Passo Fundo seja referência”, afirma.
O vereador Iriel Sachet (Podemos), filho de Izair, relembrou das legislaturas passadas do pai, as quais acompanhava enquanto ainda criança. “Hoje é um dia único. Além de ser o Dia Nacional do Vereador, estou tendo a oportunidade de ver meu pai sendo reconhecido como um Vereador Emérito. É uma honra, um orgulho. Com certeza, além de deixar um legado, ele irá deixar um sucessor aqui na Casa”.
“Tenho orgulho de ver meu filho seguir este caminho. Minha esposa sempre me apoiou, e este guri acompanhava minhas atividades, inclusive, aqui na Câmara. Lembro-me de quando ele, ainda criança, subiu à tribuna e, com o microfone em mãos, declarou aberta a Sessão. Este foi o início de sua trajetória”, finalizou Izair.
A Mesa Oficial foi composta pelo presidente do parlamento, Gio Krug (PSD); pelo Secretário de Transparência e Relações Internacionais, Leandro Rosso; pela Reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Maria Dalmolin; o homenageado ex-vereador da Casa, Sr. Izair Sachet, e sua esposa, Sr.ª Leiri Dallacort. Além disso, na solenidade estiveram presentes todos os parlamentares integrantes da 19ª Legislatura.
Foto: Comunicação Digital / CMPF