A Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha realiza na noite desta quinta-feira (2) mais um projeto focado no incetivo à cultura e ao surgimento de novos talentos. A partir das 20h, no Teatro do Sesc, acontece a Searinha Estudantil, competição voltada exclusivamente para estudantes de escolas de Carazinho (públicas e particulares). A entrada é gratuita.
Após a triagem, foram selecionados 10 intérpretes. Eles foram divididos em duas categorias, Piazito (até 12 anos) e Piá (de 13 a 17 anos). Além de premiação em dinheiro até o terceiro lugar, os dois campeões classificam-se para cantar na 11a Searinha em sua respectiva categoria.
A Searinha Estudantil é um projeto que tem financiamento PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos felizes e motivados com esse novo projeto. Agradecemos as escolas que também abraçaram a Searinha Estudantil, uma iniciativa que valoriza nossa cultura, integra estudantes e, claro, é um grande incentivo para revelar novos talentos”, ressalta Tales Albarello, vice-presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha.
Como forma de difundir e incentivar o conhecimento musical, a Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha promoveu uma oficina de canto para os jovens competidores. A ação foi realizada na terça-feira (30/09) junto com a passagem de som para a competição desta quinta-feira. “A oficina foi uma forma de aproximar ainda mais os alunos da técnica musical e também incentivar a busca constante pelo conhecimento”, completa Albarello.
Assim como na Searinha, quem compete na Searinha Estudantil deve obrigatoriamente interpretar músicas do repertório da Seara da Canção Gaúcha. O objetivo é valorizar o rico acervo do festival carazinhense. Após as apresentações, a comissão avaliadora, formada por José Barrios, Juliana Mazzutti e Jeferson Monteiro, se reunirá para definir os vencedores. Enquanto isso, o público vai apreciar o Espetáculo de Dança Pelo Pampa e em seguida ocorre a divulgação dos resultados.
Competem na Searinha Estudantil:
Categoria Piazito
Intérprete | Música |
Giovanna Beatriz Colognese | Desencanto |
Isadora Fagundes Rodrigues | Nem que seja por um dia |
Álvaro Luiz Mendes Santos | Eu sempre vivi sozinho |
Manuela Gomes Rodrigues | O poeta e a folha vazia |
Isabela Trindade Drey | Santa Helena da Serra |
Categoria Piá
Intérprete | Música |
Isis Thomas Savoldi | Acolherados |
Rian Anka Oliveira | Ciranda do Tempo |
Lara Kuhn | Santa Helena da Serra |
Jeniffer de Lima Guarda Lara | Uma mate por ti |
Júlia Schu | Caminito de Campo |
Crédito da foto: Raquel Beatriz Nienow / Berkana / Seara da Canção Gaúcha