Grupo Planalto de comunicação

Evandro Zambonato recebe o título de Cidadão Honorário de Passo Fundo Sessão solene da Câmara de Vereadores ocorreu na noite de sexta-feira, 03

Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores concedeu, na noite de sexta-feira (03), o título de Cidadão Honorário de Passo Fundo ao senhor Evandro Egidio Zambonato. A distinção foi proposta pelo vereador Luizinho Valendorf (PSDB). O intuito é reconhecer os serviços prestados ao município e à comunidade ao longo de mais de três décadas.

A solenidade foi presidida pelo vereador Gio Krug (PSD), presidente da Câmara de Vereadores. A Mesa Oficial também contou com a presença do Comandante do CRPO Planalto, Ten. Cel. Rogério Navarro, além do homenageado.

O título de Cidadão Honorário de Passo Fundo, criado pelo Decreto Legislativo nº 1/1964, é uma honraria concedida pela Câmara de Vereadores a pessoas que não nasceram na cidade, mas que prestaram relevantes serviços ao Município. É uma forma de reconhecimento oficial da contribuição dessas pessoas para o desenvolvimento local, valorizando aquelas que se dedicam ao bem-estar e ao progresso da cidade. O título de Cidadão Honorário simboliza a “adoção” oficial, tornando o homenageado um “filho da terra”.

A concessão do título a Evandro Zambonato foi aprovada pelos vereadores e oficializada por meio da Resolução nº 14/2025.

O proponente da homenagem, vereador Luizinho Valendorf (PSDB), destacou a importância de tal título e relatou sobre a trajetória do homenageado. “Até hoje eu só havia destinado um Título de Cidadão Honorário, dada a importância da honraria. Zambonato fez família em Passo Fundo, trabalhou por mais de 30 anos na área da segurança, mas ele também foi líder comunitário, que é da mesma vertente de onde venho, então, para mim, é motivo de muito orgulho e satisfação poder conceder, junto com os demais vereadores, esse título tão importante ao amigo Zambonato”.

O homenageado falou da alegria em receber a honraria e lembrou-se de como foi acolhido quando chegou ao nosso município. “É motivo de muita satisfação receber esse título. Cheguei em Passo Fundo há mais de 30 anos, fui muito bem acolhido e comecei a gostar da cidade. As funções que exerci no governo do estado foram em Porto Alegre, mas eu seguia morando em Passo Fundo e, sempre que tinha oportunidade, trazia benefícios para o desenvolvimento da cidade”.

Zambonato lembrou também de sua passagem pelo movimento comunitário, em que pôde se aproximar ainda mais da comunidade. “Tive a oportunidade de ser presidente da Vila Annes por quatro anos e foi ali que conheci o vereador que me homenageia hoje. Teria muita coisa para falar, mas quero finalizar dizendo que sou muito grato à população de Passo Fundo, a todos, sem distinção, que me acolheram e fizeram eu me sentir muito bem recebido. São eles, que, por meio dos vereadores, estão me concedendo essa homenagem. Quero, cada vez mais, trabalhar em prol dessa comunidade tão acolhedora e tão trabalhadora”.

Evandro Zambonato

Natural de Erechim/RS, nascido em 03 de outubro de 1970, Zambonato chegou a Passo Fundo em 16 de dezembro de 1994, após concluir em Porto Alegre o Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais da Brigada Militar. Ingressou no Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, então denominado 7º GCI, atuando como Comandante de Seção, desempenhando funções de combate e prevenção de incêndios e de atendimento pré-hospitalar de emergência, tornando-se desde então um profissional comprometido com a segurança e o bem-estar da população.

Em 1999, foi designado para atuar junto à Casa Militar do Gabinete do Governador do Estado, exercendo funções de segurança pessoal. Posteriormente, em 2002, participou da criação das primeiras Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Estado, sendo designado como o primeiro Coordenador Regional da Defesa Civil em Passo Fundo, cargo que exerceu com dedicação e pioneirismo.

De 2003 a 2006, atuou no 3º RPMont, especialmente no comando do 2º Esquadrão, onde teve participação importante na criação e implantação da Bike Patrulha, em convênio com o CDL, iniciativa que modernizou e ampliou a atuação da segurança pública. Entre 2007 e 2010, foi assessor do Gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública; de 2011 a 2015, assessorou a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do RS; e, de 2015 a 2017, voltou à Secretaria de Segurança Pública, onde permaneceu até sua aposentadoria em agosto de 2017.

Paralelamente à sua atuação profissional, Zambonato sempre esteve envolvido com a comunidade passo-fundense. Foi presidente da Associação de Moradores da Vila Annes entre 2002 e 2005, na qual trabalhou pela melhoria da qualidade de vida da população local. No esporte, foi vice-presidente do Esporte Clube Passo Fundo em diferentes gestões (2003–2004 e 2012–2016) e presidente da entidade no período de 2017 a 2018, contribuindo para o fortalecimento do clube e do esporte na cidade.

No campo político, concorreu a deputado federal em 2006, obtendo 9.375 votos; a deputado estadual em 2010, quando conquistou 19.133 votos; e a vereador em 2020, com 664 votos, demonstrando sua disposição em servir à coletividade também pela via representativa.

Facebook
Twitter
WhatsApp