Grupo Planalto de comunicação

RS descarta suspeita de intoxicação por metanol em Santa Maria Secretaria Estadual da Saúde confirmou que um dos dois registros notificados no estado não tem relação com a substância. No país, já são 225 notificações, incluindo 15 mortes

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) descartou, neste domingo (5), a suspeita de intoxicação por metanol em um caso registrado em Santa Maria, na Região Central. A ocorrência havia sido inicialmente notificada ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), mas a avaliação preliminar confirmou que não se tratava de contaminação pela substância.

Outro caso, em Porto Alegre, segue em investigação. Trata-se de um homem de 38 anos, que relatou ter ingerido bebida alcoólica supostamente vinda de São Paulo. Amostras de sangue foram coletadas e estão em análise pelo Ministério da Saúde.

No cenário nacional, o Ministério da Saúde contabiliza 225 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. São 16 confirmações e 209 casos suspeitos, além de 15 mortes, das quais 13 ainda passam por investigação.

Na sexta-feira (3), o governo do Rio Grande do Sul criou um comitê intersecretarial para acompanhar possíveis ocorrências de bebidas adulteradas com metanol. A força-tarefa envolve as secretarias da Saúde, Segurança Pública e Agricultura, com apoio do Samu, Cevs, Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

O metanol é um álcool de uso industrial altamente tóxico. Quando ingerido, pode causar danos irreversíveis ao fígado, rins, pulmões, sistema nervoso e nervo óptico, provocando cegueira, coma ou morte.

Facebook
Twitter
WhatsApp