Grupo Planalto de comunicação

MPRS reforça urgência do bloqueio de celulares em casas prisionais

Foto: divulgação

Em reunião realizada na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, foi discutida a urgência do funcionamento pleno do sistema de bloqueio do sinal de aparelhos de telefone celular em áreas de casas prisionais do Estado.

O encontro, realizado na tarde de quarta-feira, 8 de outubro, reuniu, além do MPRS, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Polícia Penal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), empresas de telefonia e a empresa executora das obras de bloqueio do celular.

Na ocasião, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, destacou a importância da celeridade do processo e também ressaltou a relevância do tema para a instituição e para a sociedade.

A cobrança feita pelo MP em relação ao tema foi reforçada também pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas do MPRS, promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, pela promotora-assessora Ana Carolina Quadros Azambuja, e pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) – Serra, Manoel Figueiredo Antunes.

Participaram da agenda o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, o superintendente da Polícia Penal, Sergio Ilha Dalcol, além de outros participantes.

MPRS fará vistoria na PASC dia 29 de outubro

A prioridade do grupo de trabalho é em relação ao funcionamento do sistema de bloqueio de telefonia na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC). Para isso, o Ministério Público planeja uma visita à PASC no dia 29 de outubro a fim de verificar a situação do aparelho bloqueador na unidade prisional.

Facebook
Twitter
WhatsApp