Grupo Planalto de comunicação

Círculos de Reflexão reúnem professores para pensar as ações de formação de leitores Iniciativa, realizada na terça-feira, 7 de outubro, marca o início das ações do projeto Jornada em Movimento

Foto: Camila Guedes
As Jornadas Literárias estão, oficialmente, em movimento. Iniciativa que deu a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura, a Jornada voltou a ser tema de discussão na última terça-feira, 7 de outubro, quando ocorreu o primeiro encontro dos Círculos de Reflexão. A atividade, que faz parte do projeto Jornada em Movimento, busca reunir grupos focais de estudo formados por professores das escolas públicas e privadas de Passo Fundo, para pensar ações de formação de leitores e as Jornadas Literárias.

Ao todo, serão realizados cinco encontros que, de acordo com o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, Luiz Marcelo Darroz, não tem a intenção de apresentar a Jornada, mas de construí-la. “Esse encontro é a motivação para nós pensarmos a construção da Jornada. Essa responsabilidade que nós temos é gigantesca, porque muitas crianças e muitos adultos virão a viver a leitura a partir das nossas atividades”, pontuou.

Para um dos coordenadores das Jornadas Literárias, Miguel Rettenmaier, os Círculos de Reflexão são o momento em que todos irão construir o caminho, resgatando o histórico de mais de 40 anos de formação de leitores, e reorganizando o futuro dessa movimentação, fala que foi reforçada pela também coordenadora das Jornadas Fabiane Verardi. “Temos um compromisso com essa movimentação cultural, com essa formação do leitor e, hoje, temos inúmeras ações de leitura em nossa cidade que são consequências de todos esses 44 anos em prol da leitura. Então é a hora de nós nos unirmos, pensarmos em conjunto essas ações e todas elas vão reverberar na Jornada. E isso tem que ser uma construção coletiva”, frisou.

O projeto Jornada em Movimento é fruto de uma união de agentes interessados na reconstrução dessa grande movimentação cultural pela leitura: Prefeitura de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo, Sesc Passo Fundo, 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituições de Ensino públicas e privadas, Academia Passo-Fundense de Letras e Livreiros de Passo Fundo.
Facebook
Twitter
WhatsApp