Grupo Planalto de comunicação

Família Acolhedora está com inscrições abertas O serviço oferece a oportunidade de acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva

Foto: Michel Sanderi

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), terá o período de inscrições para o Família Acolhedora, de 03 até o dia 20 de novembro. O serviço oferece a oportunidade de acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, garantindo a eles o direito à convivência familiar e comunitária.

“O Serviço de Família Acolhedora, é a oportunidade de cada criança ter o cuidado individual, proteção, e a garantia da convivência familiar e Comunitária, no momento em que a criança precisa ficar afastada de sua família de origem. É o compartilhamento entre o município e as famílias que abrem suas casas, vidas e coração, para acolher uma criança, destacou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis.

O serviço vem transformando a realidade do acolhimento no município. Naquele período, Passo Fundo contava com quatro casas de acolhimento e mais de cem crianças acolhidas institucionalmente. Hoje, são duas casas e cerca de 20 crianças, além de três acolhidas por famílias cadastradas no serviço, o que demonstra a efetividade da política pública de acolhimento familiar.

Atualmente, o município conta com quatro famílias habilitadas e duas em processo de habilitação. O Família Acolhedora é um serviço da rede de proteção social que permite que famílias acolham, em suas residências, crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida judicial, oferecendo um ambiente de cuidado, segurança e afeto enquanto são realizadas ações voltadas à reintegração familiar ou adoção.

Em 2023, o prefeito Pedro Almeida ampliou o subsídio pago às famílias acolhedoras, valorizando um trabalho que exige sensibilidade e comprometimento. As famílias recebem um salário e meio por criança acolhida, e o mesmo valor em casos de acolhimento de crianças com deficiência, além de acompanhamento técnico e suporte contínuo.

Podem se inscrever pessoas ou famílias com idades entre 21 e 65 anos, residentes em Passo Fundo, com boas condições de saúde física e mental, que tenham interesse em oferecer cuidado e proteção, mas sem intenção de adoção. As famílias passam por um processo de avaliação e capacitação e recebem acompanhamento técnico permanente da equipe da SEMCAS.

As inscrições ficam abertas de 3 a 20 de novembro e podem ser feitas no formulário online.

Facebook
Twitter
WhatsApp