O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, promoveu nesta quinta-feira (30) o “Dia D de Prevenção ao AVC”, uma mobilização voltada à conscientização da comunidade sobre os fatores de risco, sinais de alerta e formas de prevenção do Acidente Vascular Cerebral. O AVC é a segunda maior causa de morte no Brasil e a principal de incapacidade no mundo. A ação impactou mais de 500 pessoas que passavam pela esquina da Rua Teixeira Soares com a Rua Uruguai.
Infelizmente, 70% das pessoas no país não sabem reconhecer um AVC. Por isso, ações como essa, com orientação direta nas ruas, são essenciais”, afirmou a neurologista Thaise Dal Moro. “Sabemos que 80% dos casos podem ser prevenidos com hábitos de vida saudáveis, como controle da hipertensão, colesterol e glicose, além de acompanhamento médico regular e atividade física. A cada quatro AVCs, três poderiam ser evitados. E quando ele acontece, reconhecer os sinais e buscar atendimento imediato pode salvar vidas, já que a cada minuto de artéria obstruída, cerca de dois milhões de neurônios morrem.”
Realizada em alusão ao Dia Mundial do AVC, lembrado em 29 de outubro, a atividade reforçou o compromisso do HSVP com a promoção da saúde e o cuidado preventivo. A diretora de Governança Clínica, Josiane Diehl Moia, destacou a estrutura do hospital para esse tipo de atendimento. “Nossa emergência conta com uma unidade específica para AVC, com cinco leitos preparados exclusivamente para atender com agilidade e segurança pacientes com sintomas. Hoje, com muita satisfação, realizamos essa ação preventiva junto à comunidade, porque cada minuto e cada pessoa informada faz a diferença no salvamento de vidas.”











