Grupo Planalto de comunicação

Vale-livro: secretário municipal de Educação fala sobre o incentivo à alfabetização Na 37ª Feira do Livro, o incentivo é para os estudantes, com ações especiais junto às escolas da rede pública. Secretário Adriano Teixeira concedeu entrevista à Planalto News

Foto: Michel Sanderi/PMPF

A 37ª Feira do Livro de Passo Fundo, que ocorre de 1º a 9 de novembro, será também um espaço de vivência literária para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Em todos os dias do evento, alunos de diferentes escolas estarão presentes trocando seus vales-livros, participando de apresentações de contação de histórias e teatro, e conhecendo autores, em uma programação voltada à valorização da leitura e da cultura.

O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, concedeu entrevista ao programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1),  esclarecendo como ocorrerá a distribuição do vale-livro. Os estudantes receberão esse benefício no valor de R$ 40 para poderem trocar por obras junto aos livreiros locais credenciados.

O secretário esclarece que para 2025 houve uma modificação no fornecimento do vale-livro, com base em indicadores. Foi identificada a a importância de incentivar a leitura das crianças. O objetivo é que até o 3º ano todas as crianças precisam estar lendo e/ou escrevendo. Há políticas públicas específicas, nesse sentido o vale-livro será destinado para os alunos do Pré I, Pré II, 1º, 2º  e 3º anos que as crianças precisam estar alfabetizadas.  Há todo um conjunto de ações junto às escolas para o incentivo à leitura, esclarece o secretário.

Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a presença dos alunos reforça o papel da escola como mediadora entre o conhecimento e as experiências culturais da cidade. “A Feira do Livro é uma oportunidade de ampliar o vínculo com a literatura e de transformar o hábito da leitura em uma prática prazerosa e cotidiana. Neste ano, o movimento cultural em torno da feira reforça o compromisso do município com a alfabetização na idade certa, etapa essencial para garantir o direito de aprender”, destacou Adriano.

FEIRA DO LIVRO

Para o evento, a Prefeitura de Passo Fundo prepara o apoio para garantir uma excelente participação dos estudantes. O transporte  até o Espaço Roseli Doleski Pretto é garantido pela organização da Feira, contemplando cerca de 2.000 alunos, aproximadamente 200 por turno, além das escolas que se mobilizaram com transporte próprio para participar das atividades.

Além da participação direta na Feira, a Secretaria Municipal de Educação tem fortalecido ações permanentes de incentivo à leitura dentro das escolas, para alunos do 4º ao 9º ano e cujo foco não é alfabetização, mas redução das desigualdades. Entre as iniciativas estão a ampliação e qualificação dos espaços de leitura, a potencialização do uso das sacolas literárias da Biblioteca Pública Municipal, a criação de clubes de leitura interescolares, grupo de contadores de história de alunos da rede e o estímulo ao projeto “Identificando Talentos”, que incentiva os alunos a escrever, criar e expressar-se por meio da literatura.

 

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO:

Facebook
Twitter
WhatsApp