Grupo Planalto de comunicação

Festival nativista do RS desclassifica músicas criadas por inteligência artificial

Foto: Califórnia da Canção Nativa (divulgação)

A Califórnia da Canção Nativa, um dos principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul, desclassificou mais de dez músicas produzidas com o auxílio de inteligência artificial na triagem da última edição.

Segundo Maxsoel Bastos Freitas, integrante da comissão organizadora, as obras foram identificadas por “características evidentes” e eliminadas para garantir a autenticidade e o caráter humano da música regional.

O caso ganhou destaque após o músico Nilton Ferreira relatar ter sido procurado para regravar uma canção criada totalmente por IA, com o objetivo de submetê-la ao festival. O pedido foi recusado.

“Produzir música artificial para concorrer num espaço criado para revelar talentos é demais, né, tchê?”, afirmou Ferreira.

A organização reforça que o evento continuará atento ao uso de tecnologias que possam comprometer a essência da música nativista gaúcha.

Facebook
Twitter
WhatsApp