Grupo Planalto de comunicação

Seara apresenta resultados das ações de cidadania realizadas em 2025

Foto: divulgação

A 24ª Seara da Canção Gaúcha, realizada no final de outubro em Carazinho (RS), reafirmou seu compromisso com a solidariedade e o engajamento social. Além de celebrar a música e a cultura gaúcha, o festival promoveu diversas ações de cidadania que beneficiaram entidades e famílias do município.

Ingresso Solidário ampliado

Neste ano, o tradicional Ingresso Solidário — iniciativa retomada em 2022 — foi ampliado e mobilizou a comunidade para a doação de alimentos e materiais escolares. Embora o evento tivesse entrada gratuita, o público foi convidado a contribuir com 1 kg de alimento não perecível por noite de apresentações, podendo também realizar as doações antecipadamente nos Coqueiros Supermercados, patrocinador do festival pelo quarto ano consecutivo.

Outra novidade foi a parceria com a PRB Papelaria Rio Branco, que possibilitou a troca de kits escolares por ingressos. Ao todo, foram arrecadados 1,1 mil quilos de alimentos, encaminhados à Secretaria de Desenvolvimento Social de Carazinho para distribuição a famílias e entidades assistenciais, e 15 kits escolares, destinados ao Instituto Yacamim, que há mais de 15 anos desenvolve um importante trabalho social na cidade.

Leilão Solidário e apoio ao Instituto Yacamim

O Instituto Yacamim também foi beneficiado pelo Leilão Solidário da Seara, realizado em parceria com a GT Leilões. A obra oficial do festival, criada pela artista plástica carazinhense Ilse Ana Piva Paim, foi adquirida pela empresa JP Mão de Obra e doada para o leilão online. A peça foi arrematada por R$ 4,1 mil, valor integralmente revertido ao Instituto.

“Esse valor veio num momento de grande necessidade para o Yacamim. Tínhamos uma situação urgente para resolver e não sabíamos de onde viria a solução, até que recebemos essa doação. Ficamos muito agradecidos”, destacou Vera Suckau, coordenadora do Instituto Yacamim.

Campanha de doação de brinquedos

Outra iniciativa de destaque foi a Campanha de Doação de Brinquedos, promovida em parceria com as Lojas Deltasul. A comunidade foi convidada a doar brinquedos novos ou usados em bom estado, e cada doador concorreu ao sorteio de uma TV de 50 polegadas. O sorteio aconteceu durante o lançamento oficial da Seara, no dia 28 de agosto.

Cultura, solidariedade e futuro

“Além da valorização da nossa cultura, tem sido uma marca da Seara pensar no próximo e incentivar a cidadania. Agradecemos a todos que participaram do Leilão e do Ingresso Solidário. Agora, nossa equipe já começa o planejamento da 25ª Seara, que acontecerá no próximo ano”, ressalta Marlon Britto, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade promotora do festival.

A 24ª Seara da Canção Gaúcha e a 11ª Searinha são um projeto realizado com financiamento do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais