Grupo Planalto de comunicação

Prefeito anuncia obra de contenção na sanga do Loteamento Costa Verde

Foto: Michel Sanderi

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, anunciou nesta segunda-feira (17) o início das obras de contenção na sanga do Loteamento Costa Verde, uma demanda histórica aguardada há mais de 30 anos pelos moradores. A intervenção receberá um investimento de quase R$ 3 milhões e será executada em um trecho de 371 metros, com prazo de conclusão estimado em um ano.

“Assumimos esse compromisso e hoje estamos aqui para confirmar a realização dessa importante obra. Já autorizamos a empresa a iniciar os trabalhos em dezembro. Essa ação vai melhorar a drenagem, corrigir o fluxo da água e evitar os alagamentos que tantos prejuízos causam em dias de chuva intensa”, afirmou o prefeito durante encontro com moradores e lideranças do bairro.

Segundo o cronograma da empresa responsável, a intervenção prevê a construção de um canal ao longo de toda a extensão da sanga, utilizando muros de gabião – estruturas metálicas preenchidas com pedras ou concreto. “A obra vai reduzir significativamente o assoreamento, aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva e estabilizar as margens, garantindo mais segurança às residências próximas”, destacou o secretário de Obras, Rubens Astolfi.

A presidente da Associação de Moradores, Carmen Lúcia da Rocha, ressaltou a importância da obra para a comunidade. “Estamos muito felizes. Essa obra vai melhorar a estrutura do bairro e transformar a vida das pessoas com mais segurança e dignidade. Agradeço ao prefeito por olhar com carinho para a nossa comunidade”, disse.

Morador desde 1975, Valdilon Chaise lembrou os problemas enfrentados ao longo dos anos. “Já tive prejuízos com a sanga invadindo meu pátio, danificando o muro da minha casa. Agora, ver que a obra vai sair do papel é motivo de muita alegria. É uma vitória!”, celebrou.

Além da contenção, a obra prevê a construção de duas aduelas (pontes) nas travessias das ruas Paulo da Luz Corrêa e Travessa Stanislau Zanfir, ampliando a vazão da água e contribuindo para a prevenção de novos alagamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp