Grupo Planalto de comunicação

Meio século de história: EC Vila Nova é reconhecido pela Câmara Municipal Sessão Solene ocorreu na noite desta quarta-feira, por iniciativa do vereador Felipe Manfroi

Foto: Comunicação Digital CMPF

Promover a inclusão e o desenvolvimento social por meio do esporte é a missão do Esporte Clube Vila Nova, que completa 50 anos de atuação em 2025. Em reconhecimento à sua contribuição para a comunidade passo-fundense, o clube foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (19). A proposição é de autoria do vereador Felipe Manfroi (PSD).

A Mesa Oficial foi composta pelo presidente do Parlamento, vereador Gio Krug (PSD), que conduziu os trabalhos; pelo secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, representando o Executivo Municipal; pelo presidente do Clube, Jorge Benhur Bilhar; pelo coordenador, Carlos Alberto de Oliveira; e por um dos fundadores da instituição, Eliziário Ribeiro de Oliveira, conhecido como Guri.

Fundado em 1975, o Esporte Clube Vila Nova é uma associação sem fins lucrativos que se destaca pela formação de atletas em diversas modalidades. Atualmente, atende 1.109 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos.

Durante seu pronunciamento, o vereador Felipe Manfroi destacou que, ao longo de cinco décadas, o clube consolidou-se como referência na formação de cidadãos conscientes, disciplinados e solidários, contribuindo para o bem-estar físico, social e educacional dos jovens passo-fundenses. Segundo o parlamentar, “além de ser uma escola de futebol, o Vila Nova é uma instituição social, pois proporciona acompanhamento psicológico, de assistência e realiza várias oficinas em bairros, sempre de forma gratuita. É um legado que o Vila Nova deixa para a cidade e nós, enquanto Legislativo, temos que valorizar e respeitar essa instituição”, afirmou.

Mais que uma escola de esportes, o Vila Nova tem como propósito transformar vidas por meio do esporte e da cultura, sendo reconhecido como um importante agente de inclusão social em Passo Fundo. Além das práticas esportivas, a instituição promove oficinas culturais de teatro, música e culinária, fortalecendo seu papel comunitário e educativo.

O trabalho desenvolvido pelo clube também abrange cuidados multidisciplinares: os jovens recebem acompanhamento médico, fisiológico, nutricional, odontológico e psicológico, além de participarem de ações de prevenção ao uso de drogas, combate à violência e promoção da cidadania.

O presidente do clube, Jorge Bilhar, lembra que o Vila Nova faz parte de sua história pessoal, pois ainda adolescente participou como atleta da equipe de futebol. Atualmente na direção, Bilhar lembra que o clube atende crianças no esporte e através da assistência social e agradeceu a comunidade passo-fundense pela homenagem. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, com a importância que o Vila Nova tem para Passo Fundo e com a confiança que as famílias têm em nosso trabalho, seja no futebol ou no vôlei. Independente de classe social, atendemos a todos”, frisou.

Já o coordenador Carlos Alberto destacou que o clube sempre trabalhou no descobrimento e amadurecimento de atletas, mas principalmente na de cidadãos. “Nosso projeto social hoje é muito grande, envolvendo crianças de diversos bairros, fortalecendo vínculos. O Vila Nova se transformou numa ampla rede para a formação do cidadão”, disse. Em relação ao esporte, Beto frisou que “temos nossas equipes de competição, com o grande objetivo de revelar atletas de Passo Fundo para grandes clubes do futebol. No futebol feminino, que começou há alguns anos, já colhemos frutos, como por exemplo duas meninas que estão na seleção brasileira sub-17”, relembrou.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Ada Cristina Munaretto (PL), Cícero Martins (PSD), Diego Milani (PL), Douglas Pereto (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Edson Nascimento (Progressistas), Eva Valéria Lorenzato (PT), Gilmar Fuga Jr. (PSB), Iriel Sachet (Podemos), João Pedro Nunes (MDB), Luizinho Valendorf (PSDB), Pedro Daneli (Cidadania), Rafael Colussi (UB), Regina Costa dos Santos (PDT), Renato Orlando Tiecher (PL) e Ronaldo Rosa (PSD).

Facebook
Twitter
WhatsApp