Grupo Planalto de comunicação

Prefeito Pedro reforça pedido ao governo do Estado por modelo de policiamento semelhante à Operação Delegada Nesta segunda-feira, o prefeito esteve reunido com representantes das forças policiais que atuam em Passo Fundo

O prefeito Pedro Almeida solicitou ao secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Mario Ikeda, a ampliação do policiamento ostensivo por meio da atuação de policiais militares em seus horários de folga. O modelo é semelhante à “Operação Delegada”, já aplicada no Estado de São Paulo.

No documento encaminhado ao governo, o prefeito destaca que, embora o Rio Grande do Sul apresente melhora em diversos indicadores de segurança pública, ainda é necessário adotar estratégias complementares que fortaleçam a atuação integrada entre Estado e municípios.

O pedido ganha ainda mais relevância após o caso ocorrido há dois dias em Passo Fundo, quando uma mulher foi brutalmente assassinada em via pública, episódio que também deixou outras duas pessoas feridas e abalou a comunidade local. “Situações extremas não devem nortear políticas públicas, mas servem de alerta para buscarmos alternativas que melhorem o estado atual das coisas”, afirmou o prefeito.

A proposta defendida por Pedro prevê a criação de um instrumento legal, seguido de convênios entre Estado e municípios, que permita o pagamento de gratificações ou verbas específicas para que policiais militares possam reforçar o policiamento ostensivo durante seus períodos de folga, custeados pelas administrações municipais conforme suas disponibilidades orçamentárias.

O prefeito ressalta que Passo Fundo tem total interesse em aderir ao modelo, caso seja implementado pelo governo estadual. “Reiteramos a importância do avanço deste tema para a construção de uma política pública que fortaleça a segurança e conte com a participação efetiva dos municípios”, afirmou.

Nesta segunda-feira, o prefeito esteve reunido com representantes das forças policiais que atuam em Passo Fundo, Câmara Municipal e servidores da assistência social para avançar no enfrentamento da criminalidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp