Sob o céu estrelado do Bairro Rodrigues, em Passo Fundo, centenas de vozes uniram-se para anunciar, mais uma vez, a boa-nova que atravessa os séculos. Referenciando o nascimento do Deus Menino, a segunda apresentação da Cantata Natalina de 2025 transformou a frente da Escola Notre Dame Menino Jesus em um cenário de luz, fé e esperança.
O evento evangelizador, que resgata o encanto e os valores do Natal por meio da música, da dança e do teatro, reacendeu no público a chama da esperança – aquela que ilumina mesmo quando falta luz na árvore, pois jamais se apaga na alma. Isso porque, em sua 19ª edição, o espetáculo é inspirado na Renovação.
Tendo como lema o trecho “Nele estava a vida…”, retirado do Evangelho de João (1:4), sua narrativa, conforme destaca a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, evidenciou como é possível refazer-se no exemplo de amoroso e benevolente de Jesus Cristo. “Em um mundo marcado por incertezas, divisões, guerras e pressa, somos convidados a redescobrir a vida que nasce em Jesus. Uma vida que ilumina, transforma e dá sentido ao nosso caminhar”, afirma a religiosa.
Para que tal sentido se concretizasse sobre o palco, onde uma manjedoura aguardava para acolher o filho unigênito de Deus, diferentes números artísticos cumpriram com o propósito de sensibilizar os corações dispostos a abrirem-se ao real significado da festividade natalina. Eram canções interpretadas por solistas, muitos dos quais foram selecionados por meio de audição realizada na própria instituição de ensino, além das potencializadas pelos numerosos timbres a compor os corais infantil, infanto-juvenil e adulto do espetáculo. Eram, ainda, coreografias idealizadas e reproduzidas exclusivamente por educandos e educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus, pois, nesta edição, o evento ganhou novos contornos, oportunizando às instituições uma maior personalização da apresentação protagonizada por sua comunidade educativa.
Entre aqueles que conduziram a narrativa desta Cantata Natalina, a estudante Alice Kaminski não esconde a alegria experienciada. “Enquanto estava em cima do palco, ficava imaginando como estava tocando os sentimentos de cada um na plateia”, confidenciou. O educando, Luís Eduardo Mallmann, por sua vez, enaltece como o espetáculo também a permitiu sentir-se renovar em contentamento e realização. “Eu sempre participei da Cantata como coralista. Agora, contando essa história, sinto que meu coração está nascendo de novo”, relata.
Ao todo, mais de 700 voluntários, entre estudantes, educadores, familiares, voluntários e colaboradores deram vida à apresentação que é muito mais que manifestação artística: é entrega, união e compromisso com a missão evangelizadora Notre Dame – e, por isso, será apresentado uma vez mais em Passo Fundo, em 05 de dezembro, junto ao Colégio Notre Dame, situado na região central da cidade.











