A Prefeitura de Passo Fundo realizou na manhã desta terça-feira (02), a apresentação oficial da nova Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, que está sob a liderança de Emerson Drebes. O ato integrou a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada às vésperas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente em 3 de dezembro.
A solenidade contou com a presença do prefeito Pedro Almeida, vice-prefeito Volnei Ceolin, secretários municipais e representantes de entidades ligadas à causa. A coordenadoria, criada neste ano, já está em funcionamento há cerca de 30 dias e agora foi oficialmente apresentada à comunidade e à imprensa.
Em entrevista, o prefeito destacou a importância do momento e reforçou que a criação da coordenadoria marca um avanço significativo nas políticas públicas do município.
“Estamos na semana da pessoa com deficiência e nada mais oportuno do que refletirmos sobre tudo que Passo Fundo construiu ao longo dos anos. A nomeação do Emerson Drebes inicia um trabalho de diagnóstico, apresentação das ações e construção de novas políticas públicas. Queremos evoluir com mais investimento e com o entendimento da comunidade, do judiciário e do legislativo, para atender cada vez melhor esse público tão importante”, afirmou Pedro Almeida.
O prefeito também reforçou que a maior parte dos recursos destinados à área vem do município, e que o objetivo é provocar maior participação do Estado e da União nas políticas voltadas às pessoas com deficiência. Ele citou como exemplo o destaque da Escola Municipal Olga Caetano Dias, referência no atendimento a estudantes com autismo.
O novo coordenador, Emerson Drebes, ressaltou que o principal objetivo é construir políticas públicas a partir do diálogo direto com as pessoas com deficiência e com as instituições que as representam.
“A coordenadoria está iniciando seus trabalhos e queremos somar com o poder público, a iniciativa privada e todas as associações. Vamos conversar com as pessoas, entender suas particularidades e, a partir disso, formular políticas públicas. Essa é a nossa missão”, destacou.
Drebes também detalhou parte da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que inclui rodas de conversa, encontros com conselhos, debates com instituições e ações de conscientização.
A reportagem da Rádio Planalto News também conversou com Fábio Flores, representante da APACE, que avaliou positivamente a apresentação da coordenadoria.
“É um momento importante de visibilidade. Sabemos que há muitas ações em andamento, mas ainda precisamos avançar muito. No caso da deficiência visual, por exemplo, é essencial olhar para permanência na escola, acessibilidade e sensibilidade. E seguiremos defendendo o princípio: nada sobre nós, sem nós”, destacou.
A apresentação marcou o início de uma semana de debates, articulações e ações voltadas à garantia de direitos e à inclusão das pessoas com deficiência em Passo Fundo.














