Depois de um fim de semana marcado pelo forte calor, o Rio Grande do Sul amanheceu sob maior instabilidade nesta segunda-feira (8) com o início da atuação de um ciclone extratropical, conforme a Climatempo Meteorologia. O sistema, que começou a se organizar no domingo, já provoca chuva, rajadas de vento e risco de granizo em diversas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ativo o aviso de tempestade com grau de perigo potencial até as 10h desta segunda. O alerta prevê acumulados de até 50 mm em 24 horas, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo. As regiões Serrana, Sudoeste, Noroeste, Central, Metropolitana, Sudeste e Nordeste seguem em atenção.
Com o aprofundamento da área de baixa pressão durante o dia, o ciclone extratropical se forma por completo e intensifica as condições de tempo severo. As regiões Oeste e Missões passam a ter maior risco para temporais fortes, incluindo queda de granizo e rajadas intensas de vento. A Campanha, o Centro e o Norte também podem registrar tempestades isoladas. Em Porto Alegre, a previsão indica pancadas de chuva principalmente no período da noite.
Na terça-feira (9), o sistema se desloca para o oceano, mas ainda mantém o tempo fechado em todo o estado. O risco de temporais permanece elevado, com possibilidade de novos episódios de granizo, rajadas fortes e descargas elétricas. As temperaturas devem ficar mais baixas durante a tarde.
A quarta-feira (10) segue com instabilidade, ainda sob influência do ciclone já posicionado no oceano. Os temporais mais intensos tendem a se concentrar na metade leste, enquanto a chuva perde força no oeste. O vento segue soprando com força em praticamente todas as regiões.











