A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria de Promoção e Igualdade Racial, foi selecionada para receber o Selo Cidade Antirracista 2025, concedido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). A certificação integra o Projeto Cidades Antirracistas – edição 2025, iniciativa que valoriza e incentiva municípios que estruturam políticas públicas efetivas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial.
A entrega oficial da honraria ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 14h, no auditório do Palácio do Ministério Público, localizado na Praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre. Representando Passo Fundo, estará presente a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Mara Cavalheiro, que receberá o selo em nome do município.
Para a coordenadora Mara Cavalheiro, o selo representa não apenas um reconhecimento, mas um impulso para avançar ainda mais. “Este selo reafirma o compromisso de Passo Fundo com uma sociedade mais justa e igualitária. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve gestão pública, entidades, conselhos e comunidade. Receber essa honraria nos motiva a fortalecer ainda mais as políticas de promoção da igualdade racial e ampliar as ações que impactam diretamente a vida das pessoas negras no município”, destacou.
O reconhecimento é concedido aos municípios que comprovam o cumprimento de quatro requisitos fundamentais como funcionamento do Conselho Municipal de Igualdade Racial, existência de um órgão administrativo especializado, responsável por desenvolver e acompanhar as políticas de promoção da igualdade racial, realização de ações e projetos efetivos de enfrentamento ao racismo, e adesão formal ao nível básico do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Passo Fundo cumpre integralmente esses critérios, sendo que o conselho já está criado em Lei, aguardando apenas seu funcionamento efetivo, consolidando seu compromisso em desenvolver políticas públicas estruturadas, permanentes e intersetoriais de combate ao racismo. Mara reforça que a certificação valida um conjunto de esforços que vêm sendo implementados para garantir direitos, ampliar a participação social e combater todas as formas de discriminação racial.











