José Antonio Kast, candidato de direita, foi eleito novo presidente do Chile no domingo (14). Ele conseguiu mais de 58% dos votos, de acordo com o Serviço Eleitoral (Servel) do país e derrotou a candidata de esquerda, Jeanette Jara.
Com a vitória de Kast, a direita passará a governar seis dos 12 países da América do Sul, ou seja, metade deles. Isso ajudará a manter o equilíbrio ideológico no continente, já o Uruguai pendeu para a esquerda com a vitória de Yamandú Orsi. Ele assumiu em março de 2025.
Nos últimos meses, a direita contou com a ajuda da Bolívia para chegar a um equilíbrio de poderes. Após quase duas décadas no poder, a esquerda ficou de fora do segundo turno das eleições bolivianas após quase duas décadas no poder. A vitória foi de Rodrigo Paz, em 19 de outubro.
A América do Sul é formada por 12 países e um território ultramarino francês, que é a Guiana Francesa. Os países sul-americanos apresentam paisagens naturais muito distintas, tendo em vista a grande diversidade de climas e de ecossistemas que neles se formaram.










