Grupo Planalto de comunicação

Cáritas Arquidiocesana desenvolve o projeto da pintura das casas nas comunidades quilombolas O ano de 2025 foi de muitas conquistas junto às famílias, com o desenvolvimento do projeto da pintura das casas. A partir de muitas reuniões comunitárias, levantamento de dados e escolha das cores, foram adquiridas tintas e demais materiais para a pintura

Fotos: Cáritas (divulgação)

A Cáritas Arquidiocesana acompanha as comunidades quilombolas da Arvinha e Mormaça do município de Sertão há mais de 15 anos. A entidade desenvolve projetos sociais, apoia nas lutas comunitárias, oficinas, rodas de conversa, formações e encontro anual das comunidades quilombolas, no intuito de celebrar as vivências do ano.

O ano de 2025 foi de muitas conquistas junto às famílias, com o desenvolvimento do projeto da pintura das casas. A partir de muitas reuniões comunitárias, levantamento de dados e escolha das cores, foram adquiridas as tintas, além dos demais materiais para a pintura. No total, são 40 famílias beneficiadas – na Mormaça, 18 casas, e na Arvinha, 22. Os recursos são provenientes de um projeto da Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Adveniat (entidade ligada à Igreja Católica na Alemanha). Essa organização já vem sendo parceira em outras iniciativas desenvolvidas nos quilombos.


Eva Daniele Lopes da Silva de Souza, da Comunidade Quilombola da Arvinha, localizada nos municípios de Sertão e Coxilha, expressa em nome da comunidade a gratidão a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e seus apoiadores, que proporcionaram o embelezamento da comunidade através da doação das tintas para pintura das residências promovendo assim uma melhor qualidade de vida para as famílias da comunidade onde cada uma delas pode escolher a cor que desejava. “Somos gratos por mais essa ação da Cáritas que se soma há tantas outras que já fizeram em benefício da comunidade e seus moradores”, conclui Eva.

Já para Marilene de Souza, a pintura das casas foi uma ação muito significativa para as famílias da nossa comunidade. Uma forma de trazer mais alegria para nossas casas através da pintura. A escolha das cores também foi um momento muito simbólico, pois cada família teve a oportunidade de escolher as cores de suas próprias casas fazendo com que cada casa receba um tom diferente, mostrando também a diversidade de cada lar. Somos muito gratos pela ação das Caritas. Cada lar que recebeu as tintas também recebeu um pouco mais de alegria. Temos certeza de que a alegria que sentimos com a pintura dos nossos lares será transmitida a cada pessoa que passar por nossa comunidade e visualizar as cores de nossos lares.

Segundo a Assistente Social, Simone Zanetti, para a Cáritas o acompanhamento as comunidades quilombolas tem sido um marco fundamental na missão da entidade. Aprendemos muito com as famílias, nos sentimos parte das conquistas e nos solidarizamos quando não há o reconhecimento da luta quilombola.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais