Grupo Planalto de comunicação

Frente Parlamentar do Envelhecimento Humano encerra atividades com apresentação de relatório As atividades foram realizadas entre março e dezembro de 2025

Foto: Câmara de Vereadores (divulgação)

A Frente Parlamentar do Envelhecimento Humano encerrou o seu ciclo de trabalho na terça-feira (16) com o último encontro de trabalho para uma avaliação e a apresentação do relatório final.

Iniciada em março de 2025, a Frente Parlamentar do Envelhecimento Humano desenvolveu suas atividades ao longo do ano com reuniões ordinárias e temáticas, visitas técnicas, escuta de profissionais da área e seminário técnico. A Frente reuniu especialistas, gestores públicos, conselhos municipais, representantes de ILPIs, instituições de ensino, movimentos sociais e pessoas idosas, produzindo um diagnóstico robusto da situação atual e encaminhamentos que fortalecem a rede de proteção, cuidado e promoção de direitos.

Um dos momentos mais expressivos da Frente Parlamentar foi a realização do Seminário Municipal do Envelhecimento Humano, ocorrido no dia 16 de outubro, que contou com a participação de vereadores, representantes da Universidade de Passo Fundo – UPF, Conselhos COMAI e COMUI, movimentos sociais, ILPIs, grupos do DATI, membros do CREATI, estudantes, profissionais da saúde, assistência e educação, além de pessoas idosas integrantes de grupos de convivência. O seminário oportunizou ao público duas palestras, uma delas com a Professora Ângela Mara Berlando Soares, intitulada “A vida tem a cor que a gente pinta”, e outra com a Doutora Marilise Brockstedt Lech, com o título “A arte de envelhecer com alegria e propósito”.

Foram definidos encaminhamentos estratégicos e estruturantes para enfrentar os desafios identificados e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa no município de Passo Fundo, dentre eles a solicitação de criação de uma Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, a ampliação dos repasses financeiros às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas, a regularização da política de distribuição de fraldas geriátricas e o fortalecimento dos grupos de convivência, entre outras demandas.

Por fim, diante da complexidade do tema, a Frente Parlamentar sugere também que seja criada a Secretaria Municipal da Pessoa Idosa, com foco específico no envelhecimento humano.

Facebook
Twitter
WhatsApp