Hoje, 11 de janeiro, faz exatamente um ano que partiu Nésio Alves Corrêa, mais conhecido como “Gildinho”, em homenagem ao seu grande apreço pelas músicas de Gildo de Freitas. Junto com o irmão, ele fundou o grupo Os Monarcas, pelo qual brilhou como cantor e gaiteiro inesquecível, deixando sua marca eterna no cancioneiro gaúcho. Gildinho sempre será lembrado com carinho. Nascido em Soledade, no Rio Grande do Sul, ele logo se mudou para Erechim em busca do sonho de se tornar músico profissional. Foi lá que começou a carreira, tocando em programas de auditório nas rádios locais.
Como mencionado, em 1967 formou com o irmão caçula a dupla Gildinho e Chiquito. Em 1972, os dois criaram Os Monarcas, que se tornou um ícone. Em 2016, Gildinho ainda foi acolhido na Academia Erechinense de Letras.
Infelizmente, em 20 de novembro de 2024, ele foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, com sangramentos e dores ósseas intensas. Os exames revelaram um tumor na próstata. E, há um ano, no dia 11 de janeiro, nos deixou para sempre!










