Parceria com a Bioo planeja tornar a cidade da Região Norte a primeira do Estado a ter uma rede própria abastecida somente com o energético renovável
Um projeto da Sulgás em parceria com a empresa Bioo pretende fazer de Passo Fundo o primeiro município gaúcho com uma rede local de gás abastecida 100% por biometano. Com previsão de entrar em funcionamento em 2028, a usina da Bioo deverá produzir 30 mil metros cúbicos por dia do energético renovável, obtido a partir do tratamento de resíduos agroindustriais.
O biometano será distribuído para indústria, comércio e residências de Passo Fundo por meio de uma rede local subterrânea de 20 km construída pela Sulgás, a companhia responsável pela distribuição de gás canalizado no Rio Grande do Sul. No total, a Sulgás planeja investir R$ 10 milhões em Passo Fundo.
O projeto integra o Plano de Descarbonização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a matriz energética gaúcha de maneira sustentável, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.
Nesta sexta-feira (9), a Sulgás participou, em Passo Fundo, de uma reunião com lideranças locais para uma primeira rodada de apresentações e conversas sobre o projeto.
O prefeito Pedro Almeida ressaltou a sintonia do projeto com a vocação econômica de Passo Fundo e com a estratégia de desenvolvimento adotada pela gestão. “Esse projeto dialoga diretamente com a vocação de Passo Fundo como polo regional. Ele fortalece nossa competitividade e reforça a estratégia de promover o desenvolvimento com responsabilidade, planejamento e visão de longo prazo. Passo Fundo vai se transformando na capital dos novo combustíveis e tudo o que envolve essa cadeia produtiva, que vai gerar riqueza, desenvolvimento e novos empregos ”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolfo de Freitas, enfatizou a importância do projeto apresentado pela Sulgás. “O debate sobre novas energias ganha ainda mais relevância. O projeto da Sulgás representa uma mudança de paradigma, pois une sustentabilidade ambiental, eficiência econômica e inovação, transformando resíduos em energia e convertendo um desafio ambiental em oportunidade de desenvolvimento”, destacou.
O que é o biometano
O biometano é um gás renovável produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como restos agroindustriais, dejetos animais e resíduos urbanos. Após passar por processos de purificação, ele apresenta características semelhantes ao gás natural, podendo ser utilizado para aquecimento, geração de energia e abastecimento veicular.
Sobre a Sulgás
A Sulgás é a distribuidora de gás canalizado no Rio Grande do Sul, com atuação em 37 municípios que representam 47% do PIB estadual. Com cerca de 110 mil clientes e uma rede de distribuição superior a 1.500 km, a companhia movimenta cerca de 2,1 milhões de metros cúbicos de gás por dia.















